FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONDIÇÕES PARA QUALIDADE
A
constituição federal do nosso país definiu a educação infantil como sendo a
primeira etapa da educação básica atendendo crianças 0a3 em creches e de 4 a 6 anos em pré-escolas.O
ensino fundamental é obrigatória com duração de 9 anos e se inicia aos 6
anos.AS pré-escola passaram atender apenas crianças de 4 a 5 anos.
A
educação européia preocupados com as condições dos serviços para crianças 0 a 6 reuniram-se e organizaram
dos eventos marcantes.Daquele seminário resultou a estruturação de um documento
definitivo os critério para analise da qualidade.
O
documento divide-se em duas partes condições para qualidade e indicadores da
qualidade
Das condições para qualidade: escolhas políticas,
Legislação e definirão de normas financiamento e recursos, planejamento profissional,
estrutura física, pesquisa e desenvolvimento, integração e coordenação de
serviços.
INDICADORES DA QUALIDADE: Acessibilidade
e utilização dos serviços, ambiente físico, atividade de aprendizagem, sistema
de relação, ponto de vista dos países, avaliação da diversidade, avaliação das crianças,
relação custo - beneficio valores ético·.
A IDEIA DE INFÂNCIA E SUA ESCOLA
O educador
italiano FRANCO FRABBONI, organiza o entendimento histórico da criança por meio
de três identidades.
Primeira
id entidade ou infância negado século XIV, XV.
Segundo
identidade-criança-filho-aluno ou a criança-institucionalizada-SECULOXVI, XVII.
Terceira
identidade-criança-sujeito social ou sujeito de direitos séculos XX
PRIMEIRA IDENTIDADE: a criança-adulto ou
infância negada.
AS crianças eram
desenhadas como o adulto, com músculo e feições de adultos. E difícil imaginar
a existência, na sociedade medieval, de um sentimento de infância. AS crianças
morriam em grande numero pelas precárias condições de higiene e saúde e as que
sobreviviam com fundia rapidamente com os adultos. Essa mortalidade infantil
era considerada natural. Podemos conclui que nesse período essa identidade da
criança está definida pelo não sentimento de infância.
SEGUNDO IDENTIDADE
A
criança-sujeio social, sujeito de direitos segunda a identidade a
criança-filho-aluno ou infância institucionalizada. Esse período compreende os séculos
XVI E XVII. Surgiu junto com revolução industrial, há uma mudança da posição da
família e sociedade. a escola é o meio da educação quer dizer que a criança
deixou de aprender a vida por meio da contato com os adultos.portanto só
conquistaram esse direito criança que seus pais tinha poderes.
TERCEIRA IDENTIDADE
A
criança - sujeito social, sujeito de direitos. As têm vidas diferente uma da outra,
umas que nasce em classe social alta tem mais oportunidades. Existe a de classe
social baixa que ajuda os pais nas tarefas domestica de casa. Portanto existe
criança de nível social diferentes. E muito importante que o educador saiba
lidar com as diferenças.
A historia da creche
DE
acordo com a constituição federal e a lei de diretrizes de bases da educação
nacional (LDB) a educação infantil, primeira etapa da educação básica, é
oferecida em creches, ou entidade equivalentes para criança a até três anos de idade,
em pré-escolas para as crianças de quatro a cinco anos. Essa divisão hoje não e
mais permitida.
A LDB deu um prazo que foi
dezembro 1999 para que todos as creches e pré-escolas existentes ou os que
viessem a ser criadas se integrassem aos seus respectivos sistema de ensino, responsáveis
pela função educação
DO
período colonial até o inicio do século XX pouco se fez, no Brasil. em defesa
das crianças que viviam na pobreza .A casa do exposto recebiam as crianças
abandonadas pelos pais .Em treze anos de funcionamento haviam entrado nas rodas
aproximadamente 12000 mil crianças e apenas 1000 tinha sobrevivido o que nos
permiti deduzir que as condições de atendimento eram muito precárias.
A
história das creches difere da história da escola básica. ESTA ultima foi a
primeira escola para os filhos de classe media e alta. A população mais pobre
teve e ainda tem, de brigar para nela permanecer.
A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
O educador tem que
ser criativo na decoração do espaço a qual a criança convive, porque influencia
muito no seu desenvolvimento.
EM
um espaço próprio junto a sala ou a área de recreação da creche, é preciso
deixar as crianças brincando bastante com areia, água, mexerem com terra,
argila, massa de modelar, correr, arrastar, subir, trepar,
balançar,escorregar.A existência do meio natural para as crianças é fundamental
nessa fase de seu desenvolvimento.
A ROTINA NA EDUCAÇÃO IMFANTIL
A rotina
diária é, portanto desenvolvimento prático do planejamento. É também a
seqüência de diferentes atividades que acontecem no dia a dia da creche e é
essa seqüência que você possibilita que a criança se oriente na relação espaço
e se desenvolva. Importante destacar que no processo de aquisição de habito, a
repetição é fundamental.
O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO
IMFANTIL
Planejar é um
instrumento para ordenar e organizar. Um ensino de qualidade o professor da
educação infantil fará a sua programação pensando nas seguintes aspecto.
Hábitos
e rotina da vida cotidiana e de cuidado da criança.
Unidades
temáticas centros de interesse, projetos e laboratório.
Cantinhos
ou oficinas;
Passeios,
festas da sala e outros eventos;
Atividades
de acolhida e de reencontro do grupo;
Atividades
mais especializadas;
O TRABLHO COM PROJETOS
OS projetos podem
ser realizados tanto nas creches quanto nas pré-escolas, isto é, com bebês ou
com crianças vão ser encorajados a torna suas próprias decisões e a fazer suas
próprias escolhas sobre realização de um trabalho.
OS
projetos podem ter como ponto de partida um fato acontecido na sala da aula ou
na comunidade, uma noticia de televisão uma idéia que surgiu após uma leitura
de um livro, ou simples observação de fenômenos naturais. Ao escolher um
projeto deve se avaliar se o assunto vai despertar interesse dos alunos. E
importante que o assunto seja interessante para que possa ter um resultado mais
satisfatório.
A DISCIPLINA NA EDUCAÇÃO IMFANTIL
Além das brigas, em
uma sala de aula é bastante comum ouvimos reclamações das crianças ou toda
falando gritando ou pedindo ajuda ao mesmo tempo. Principalmente da creche em
pré-escola ainda não consegue ficar paradas por muito tempo, ouvindo longas
explicações ou esperando para o material que vão trabalhar. E interessante que
ao propor uma atividade o professor já tenha preparado o material e o ambiente
que trabalhará com o grupo.
E
muito importante ao educar uma criança consiga o fazer ele entender que é muito
perigoso algum tipo de brincadeiras,não é correto ficar dando castigo o tempo
todo.
AS POLITICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA
EDUCAÇÃO IMFANTIL
A LEI DE
DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) que é nossa lei maior da educação
ela determina o seguinte. A formação de
decentes para atuar na educação básica faz em nível superior, ou curso de licenciatura,
de graduação plena em universidades e instituto superior de educação, como
formação mínima o magistério na educação infantil e nas quatro primeiras serie
do ensino fundamental. Porem nem sempre se cumpre essa lei. Existem pessoas
atuando em sala de aula que não tem formação adequada, recebem salários baixos,
e trabalham em condições precárias.
A PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA
É muito importante
a integração entre professor e os pais. O que não é tão simples, os pais
ensinam os filhos de uma maneira o professor nem sempre aprova e as cria um
conflito entre ambos. AS relações entre a família e o professor devem concretizar
o objetivo geral de compartilhar a ação educativa. Elas apresentam uma proposta
que pretende por em pratica algumas questões considerada de grande importância
na educação da criança, estabelecer critérios educativos comuns, oferecer
modelos de intervenção e de relação com as crianças ajudar a conhecer a função
educativa da creche.
A GESTÃO SOCIAL
A palavra gestão
significa gerencia e administração.
Gestão
social tem forte ligação com a participação da família no trabalho desenvolvida
na creche. E importante trabalhar com gestão social em instituição publica, principalmente
devido aos aspectos financeiros, através da gestão social, isto é trabalhando
de forma participativa é maior a possibilidade de oferecer serviços mais
adequados as necessidades das famílias, dos educadores e dos cidadãos em geral.
A EDUCAÇÃO DE CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS
A educação de
criança com necessidade especial tem sido muito discutida, antigamente as
crianças eram chamadas de deficiente eram atendidas em salas ou escolas diferenciadas,
separadas das escolas normais, hoje já não se aceita mais essa nomenclatura, são
crianças portadoras de necessidade especiais, a educação desses alunos deve
ocorrer preferencialmente em rede de ensino. A integração desses alunos em
escola normal só terá beneficio desde que as escolas preparem-se melhor para
recebê-las melhor. Exemplo, dispor de materiais, equipamento, profissionais qualificados,
tudo isso é indispensável para uma educação de qualidade.
TRANFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGOGICA
Muitas pessoas
referem creche como um lugar para deixar seus filhos para irem trabalhar.
Porém, A creche não é somente um ambiente para deixar crianças e sim educar também.
Na creche as crianças vão encontrar pessoas capacitadas para trabalhar com a
parte pedagógica de cada endivido, portanto os professores devem se preocupa
muito com a decoração das salas porque irá influencia muito no desenvolvimento dos
seus alunos.
A
parte externa também deve se preocupar além dos brinquedos de rotina, também
deve ter labirinto de plantas, casa na arvore, chuveiro grande, entre outro mais.
O que é interessante e não parar de criar nova forma de organização dentro das
salas e fora delas. os pontos essenciais nas proposta de educação infantil e as
diferentes forma de se pensar os espaços externos das creches e pré-escolas.A
estruturação da sala de aula que permitem a criança escolher suas atividades ou
se ela quer trabalhar sozinha ou em grupo´.As janela devem permiti que as
crianças vêem o que se passa lá fora.As paredes tem que procurar decorar com
criatividade para trazer algum conhecimento para os alunos,evitar desenhos de
personagem que as criança já conhece.
Alexandre
Detro
Cidade
de Campo Mourão PR
Curso
de Pedagogia noturno
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