Correção parcial da Prova para Professor de Anos Iniciais da PMPA/RS - 2013:
DIREITO
E LEGISLAÇÃO
11. Consoante dispõe o art. 5º da
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988:
I. Todos
podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público,
independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião
anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à
autoridade competente.
XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais
abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem
outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido
prévio aviso à autoridade competente;
II. No
caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de
propriedade particular, desde que haja prévia indenização
ao proprietário.
XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade
competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário
indenização ulterior, se houver dano;
III. Todos
têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse
particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da
lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja
imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos
informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que
serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas
aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;
IV.
Constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis
ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.
XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de
grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado
Democrático;
Quais
estão corretas?
a) Apenas
I.
b) Apenas
I e II.
c) Apenas
I, II, e III.
d) Apenas I, III, e IV.
e)
Todas alternativas.
12. Considerando a Constituição da
República Federativa do Brasil de 1988, é INCORRETO afirmar:
a) É
vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o
efeito de remuneração de pessoal do serviço público.
Art. 37, item XIII - é vedada a vinculação
ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração
de pessoal do serviço público.
b) A
fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal,
mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder
Executivo Municipal, na forma da lei.
Art. 31 - A fiscalização do Município será
exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos
sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.
c) O
servidor público estável poderá perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada
em julgado.
Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os
servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso
público.
§ 1º O servidor público
estável só perderá o cargo:
II - mediante
processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;
III - mediante
procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei
complementar, assegurada ampla defesa.
d) São
direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o
lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à
infância, a assistência aos desamparados, na forma prevista na Constituição da
República Federativa do Brasil de 1988.
Art. 6º São direitos sociais a educação, a
saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à
maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
e)
São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder
Público dispor, mediante decreto, sobre sua regulamentação, fiscalização e
controle, devendo sua execução ser realizada apenas de forma direta.
Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de
saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua
regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita
diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de
direito privado.
13. De acordo com o Estatuto dos
Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre, ao funcionário é defeso
(proibido):
I.
Representar ou comunicar a seu chefe imediato irregularidades de que tiver
conhecimento no órgão em que servir. Referência
Legal: art. 196 da Lei Complementar nº133/85 – São direitos do servidor, item
VIII.
II. Exercer, mesmo fora
das horas de trabalho, emprego ou função em empresa, estabelecimento ou
instituição que tenha relações industriais ou comerciais com o Município em
matéria que se relacione com a finalidade da repartição em que esteja lotado. Referência Legal: art. 197 da Lei Complementar nº133/85 – São
proibidos ao Servidor, item XVI.
III. Exercer, ou
permitir que subordinado seu exerça, atribuições diferentes das definidas em
lei ou regulamento como próprias do cargo ou função em que legalmente
investido. Referência Legal: art. 197 da
Lei Complementar nº133/85 – São proibidos ao Servidor, item XI.
IV. Frequentar
(erro de grafia) cursos legalmente instituídos, para seu
aperfeiçoamento e especialização. Referência
Legal: art. 196 da Lei Complementar nº133/85 – São direitos do servidor, item
XI.
Quais
estão corretas?
a) Apenas
I e II.
b) Apenas II e III.
c) Apenas
I, II e III.
d) Apenas
II, III e IV.
e) Apenas
I, II e IV.
14. Assinale a alternativa correta, nos
termos da Lei Orgânica do Município de Porto Alegre:
a) Os
ocupantes de cargos eletivos, Secretários, Presidentes e Diretores de
autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista apresentarão
declaração de bens apenas no dia da sua posse.
Art. 18 - Os ocupantes de cargos eletivos, Secretários, Presidentes e
Diretores de autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista
apresentarão declaração de bens no dia da posse, nos finais de mandato e nos
casos de exoneração ou aposentadoria.
b) A
administração municipal deverá publicar antecipadamente, por edital, no prazo
mínimo de cinco dias, os processos licitatórios de concessão de serviços
públicos, locações, permissões e cessão de uso de próprios municipais.
Art. 26 – A administração municipal deverá
publicar antecipadamente, por edital, no prazo mínimo de trinta dias, os
processos licitatórios de concessão de serviços públicos, locações, permissões
e cessão de uso de próprios municipais.
c) Ao Município
compete, privativamente, licenciar para funcionamento os estabelecimentos
comerciais, industriais, de serviços e similares, mediante expedição de alvará
de localização.
Art. 8º, item IV.
d) As
ações e serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao Município sua
normatização e controle, devendo a execução ser feita, preferencialmente,
através de serviços de terceiros e, suplementarmente, através de serviços
públicos.
Art. 160 – As ações e serviços de saúde
são de relevância pública, cabendo ao Município sua normatização e controle,
devendo a execução ser feita, preferencialmente, através de serviços públicos
e, suplementarmente, através de serviços de terceiros.
e) Ao
Município, na forma da lei, compete supletivamente estabelecer condições que
estimulem a doação de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de
transplante, pesquisa e tratamento, permitida sua comercialização.
Art. 168 – Ao Município, na forma da lei,
compete supletivamente estabelecer condições que estimulem a doação de órgãos,
tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento,
vedada sua comercialização.
15. Segundo o Regime Próprio de
Previdência Social dos servidores do município de Porto Alegre (Lei Complementar
Municipal n. 478/02):
I. A perda da condição
de segurado do RPPS ocorrerá nas seguintes hipóteses: falecimento, exoneração,
demissão, cassação de aposentadoria e cassação de disponibilidade.
II. Incumbe ao segurado
à inscrição de seus dependentes junto ao PREVIMPA, qualificando-os para fins de
benefícios previdenciários, na forma disciplinada em regulamento.
III.
Quanto ao segurado, o RPPS compreende os seguintes benefícios: aposentadoria,
auxílio-doença, salário-maternidade, salário-família e pensão por morte.
LEI COMPLEMENTAR
Nº 466, de 06 de setembro de 2001, Art. 10, item III.
Quanto ao segurado, o RPPS compreende os seguintes benefícios: aposentadoria,
auxílio-doença, salário-maternidade, salário-família e pensão por morte.
§ 4º O RPPS compreende os seguintes
benefícios:
I - quanto ao segurado:
a) aposentadoria;
b) auxílio-doença;
c) salário-maternidade;
d) salário-família.
IV. Acidente em serviço
é aquele ocorrido no exercício do cargo, que se relacione, direta ou
indiretamente, com as atribuições deste, provocando lesão corporal ou
perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou a redução, permanente ou
temporária, da capacidade para o trabalho.
Quais
estão corretas?
a) Apenas
I e II.
b) Apenas
II e III.
c) Apenas
I, II e III.
d) Apenas
II, III e IV.
e) Apenas I, II e IV.
LEGISLAÇÃO
ESPECÍFICA
16. Considere o processo de avaliação e analise as assertivas abaixo, marcando V
(verdadeiro) ou F (falso).
(F)
Deve ser processo contínuo e cumulativo do desempenho do estudante, com prevalência dos
aspectos quantitativos sobre os qualitativos;
Art. 24, item V, letra a) avaliação
contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre
os de eventuais provas finais;
(F) A
LDB prevê as possibilidades de promoção e de classificação dos estudantes, que
podem ser adotadas em qualquer ano, série ou outra unidade de percurso
escolhida;
Art. 24, II - a
classificação em qualquer série ou etapas exceto a primeira do ensino
fundamental, pode ser feita:
a) por promoção, para
alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria
escola;
b) por transferência,
para candidatos procedentes de outras escolas;
c) independentemente de
escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau
de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série
ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;
III - nos
estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar
pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do
currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino;
IV - poderão organizar-se
classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de
adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou
outros componentes curriculares;
(F)
Possibilidade de aceleração de estudos para todos os estudantes;
Art. 24, item V, letra b) possibilidade de
aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;
(V)
Aproveitamento de estudos concluídos com êxito;
Art.
24, item V, letra d.
(V)
Obrigatoriedade de apoio pedagógico destinado à recuperação continua e
concomitante de aprendizagem de estudantes com déficit de rendimento escolar, a
ser previsto no regimento escolar.
Art.
24, item V, letra e.
A
sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é?
a) V, V, V, F, F
b) F, F, V, F, V
c) F, V, V, F, F
d)
F, F, F, V, V
e) V, F,
F, V, V
17. Relacione os itens abaixo aos
respectivos conceitos.
A)
Aceleração de estudos.
B)
Reclassificação.
C)
Atendimento Educacional Especializado.
D)
Educação de Jovens e Adultos
( C )
Tem por objetivo identificar habilidades e necessidades dos estudantes,
organizar recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas
especificas.
Da LDB, evoca o artigo 58, no qual a
Educação Especial caracteriza-se como modalidade de educação escolar e se
organiza de modo a disponibilizar os recursos e serviços de apoio pedagógico
especializado. Vale aqui complementar que, além disso, o referido artigo
estabelece que a Educação Especial deve ser oferecida “preferencialmente na
rede regular de ensino”, havendo “quando necessário, serviços de apoio
especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela
de Educação Especial” e que esse atendimento “será feito em classes, escolas ou
serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos
alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino
regular”.
Sustentando-se na Resolução CNE/CEB nº
2/2001, que instituiu as Diretrizes e Bases para a Educação Especial na
Educação Básica, a Nota indica que “o atendimento educacional especializado
em salas de recursos constitui serviço de natureza pedagógica, conduzido
por professor especializado, que suplementa, no caso dos alunos com
superdotação/altas habilidades e complementa, no caso dos alunos com dificuldades
acentuadas de aprendizagem vinculadas ou não à deficiência e dos alunos com
dificuldades de comunicação diferenciadas dos demais colegas” (grifos nossos).
( B )
Destinado a estudantes transferidos de um regime para outro diferente, hipótese
que são incluídos observando seu desenvolvimento e aprendizagens.
Ao tratar de uma parte aparentemente burocrática, que é a
reclassificação dos alunos (art. 23, § 1° e 24, II, c), a LDB toca
incisivamente na questão pedagógica.
§1º - A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando
se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no
exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.
c) independentemente de escolarização
anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de
desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou
etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;
A reclassificação, por analogia com, e por
ser uma nova, classificação, visa colocar o aluno na série ou etapa mais
adequada ao seu desenvolvimento e experiência. Coerente com o princípio da
valorização da capacidade (art. 4°), a reclassificação é o mecanismo que serve
para colocar o aluno na série mais adequada ao seu desenvolvimento, independentemente
da sua idade, podendo ser essa uma série mais avançada, ou uma etapa mais
recuada. O regimento escolar tem de prever essa situação e esse instituto (a
reclassificação).
( D )
Destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino
Fundamental na idade própria, os sistemas de ensino deverão assegurar
gratuitamente oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as
características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (Lei 9.394/96) estabeleceu no capítulo II, seção V a Educação de
Jovens e Adultos. Diz o artigo 37: “A educação de jovens e adultos será
destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino
fundamental e médio na idade própria”. Essa definição da EJA, nos esclarece o
potencial de educação inclusiva e compensatória que essa modalidade de ensino
possui.
Ao ser estabelecida na LBD a EJA ganhou
força e tornou-se uma política de Estado de modo que hoje o governo brasileiro
investe e incentiva essa modalidade educacional como possibilidade de se elevar
o índice de ensino da população, principalmente, daqueles que já mencionados
nela não tiveram acesso ou possibilidade de estudos.
Com isso vemos que além de ser uma política
educacional, a EJA é principalmente uma política social. Ela dará condições
para que os alunos melhorem suas condições de trabalho, melhorem a sua
qualidade de vida e com isso sejam respeitados na sociedade.
( A )
Destinado aos estudantes com atraso escolar e distorção etária.
No artigo 24, a LDB possibilita o recurso
pedagógico da aceleração de estudos. Este recurso é apresentado no contexto da
verificação de rendimento escolar. O inciso V, na alínea c, prevê “possibilidade
de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar”.
O entendimento adequado desse recurso
acosta-se na situação de atraso escolar, configurada no significativo índice de
defasagem idade-série, ainda existente no país. A lei faculta ao aluno, nessa
condição, o progresso nas séries por meio da aceleração de estudos. Recobra, no
entanto, da instituição, proposta pedagógica, nos termos das normas emanadas do
respectivo sistema de ensino.
A
sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é?
a) C, B, D, A
b) A, D,
B, C
c) D, B,
C, A
d) C, D,
B, A
e) B, C,
D, A
18. De acordo com o “Parecer nº
11/2011” do Conselho Municipal de Educação (CME), o bloco pedagógico – continuidade de aprendizagem pressupõe:
a) Uma
concepção de progressão automática, promoção da criança fundamentada em dados
estatísticos, recursos financeiros e intervenção pedagógica.
b) Uma concepção de
progressão continuada, ancorada no acompanhamento da progressão dos alunos
pelos professores e famílias, na revisão dos procedimentos pedagógicos, nas
intervenções didático-metodológicas, no processo de avaliação, respeitando os
diferentes ritmos de aprendizagem.
DOPA/PMPA, 11/11/11
c) A
formação continuada dos professores, uma intervenção pedagógica sustentada na
análise de dados quantitativos e na avaliação de resultados.
d)
Estratégias de apoio pedagógicos apoiadas nos resultados das avaliações
externas (Prova Brasil/Provinha Brasil)
e) Nenhuma
das alternativas anteriores.
19. Sobre o Plano de Metas Compromisso
Todos pela Educação, em regime de colaboração com Municípios, Distrito
Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante
programas e ações de assistência técnica e financeira, visando à mobilização
social pela melhoria da qualidade da educação básica, são corretas as
afirmativas, EXCETO:
a) Tem
como foco a aprendizagem, apontando resultados concretos a atingir.
Art. 2º, item I.
b)
Acompanhar cada aluno da rede individualmente, mediante registro da sua
frequência e do seu desempenho em avaliações, que devem ser realizadas
periodicamente.
Art. 2º, item III.
c)
combater a repetência, dadas as especificidades de cada rede, pela adoção de
práticas como aulas de reforço no contra-turno, estudos de recuperação e
progressão parcial.
Art. 2º, item IV.
d)
Garantir o acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais
especiais nas classes comuns do ensino regular, fortalecendo a inclusão
educacional nas escolas públicas.
Art. 2º, item IX.
e) Viabilizar a
promoção de projetos socioculturais e ações educativas, aumentando as escolas
em seus espaços físicos, mobiliários, recursos didáticos, pois as parcerias
externas à comunidade escolar, têm pouca infra-estrutura e dificultam a
circulação dos alunos com necessidades educacionais especiais.
20. Analise as assertivas abaixo.
I. Os
componentes curriculares obrigatórios da base comum são divididos nas seguintes
áreas do conhecimento: Linguagens, Arte, Educação Física, Matemática, Cultura
Indígena e Ensino Religioso.
II. Não
faz parte da base comum nacional o conhecimento do mundo físico, natural, da
realidade social e política.
III. O
estudo da História e das Culturas Afro-Brasileira e Indígena e a Música também
compõem a base comum nacional.
IV. A
parte diversificada do currículo deve contemplar o estudo das características
regionais e locais da sociedade, cultura, economia e da comunidade escolar, bem
como o ensino obrigatório, a partir do 6º ano, de uma Língua Estrangeira
moderna.
LDB, Art. 26. Os currículos da educação
infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser
complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por
uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e
locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
§ 1º Os currículos
a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua
portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da
realidade social e política, especialmente do Brasil.
§ 2o O ensino
da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente
curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a
promover o desenvolvimento cultural dos alunos. (Redação dada pela Lei nº 12.287, de 2010)
§ 3o A educação
física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular
obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno: (Redação dada pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
I – que cumpra
jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
II – maior de
trinta anos de idade; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
III – que estiver
prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado
à prática da educação física; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
IV – amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
VI – que tenha
prole. (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
§ 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as
contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo
brasileiro, especialmente das matrizes
indígena, africana e europeia.
§ 5º Na parte diversificada do currículo será
incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta
série, o ensino de pelo menos uma língua
estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar,
dentro das possibilidades da instituição.
§ 6o A música
deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de
que trata o § 2o deste artigo. (Incluído pela Lei nº 11.769, de 2008)
§ 7o Os currículos do ensino fundamental e médio
devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental
de forma integrada aos conteúdos obrigatórios. (Incluído pela Lei nº 12.608, de 2012)
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino
fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura
afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
§ 1o
O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos
da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a
partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e
dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura
negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade
nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e
política, pertinentes à história do Brasil. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
§ 2o
Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos
indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar,
em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história
brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
Quais
estão corretas?
a) Todas
as alternativas.
b) Apenas
I e III.
c) Apenas
II , III e IV.
d) Apenas III e IV.
e) Nenhuma
das alternativas.
21. Analise as assertivas abaixo
referentes à finalidade do programa Mais Educação, segundo a Portaria Normativa
Interministerial Nº. 17/ 2007.
I. Ampliar o tempo e o
espaço educativo, mediante a realização de atividades no contraturno escolar.
Art. 2º, item I - apoiar a ampliação do
tempo e do espaço educativo e a extensão do ambiente escolar nas redes públicas
de educação básica de Estados, Distrito Federal e municípios, mediante a
realização de atividades no contraturno escolar, articulando ações desenvolvidas
pelos Ministérios integrantes do Programa;
II. Contribuir para a
redução da evasão, da reprovação, da distorção idade/série.
Art. 2º, item II - contribuir para a
redução da evasão, da reprovação, da distorção idade/série, mediante a
implementação de ações pedagógicas para melhoria de condições para o rendimento
e o aproveitamento escolar;
III.
Oferecer atendimento educacional especializado às crianças com necessidades
educacionais especiais, compondo currículo específico para esta clientela.
Art. 2º, item III - oferecer atendimento
educacional especializado às crianças, adolescentes e jovens com necessidades
educacionais especiais, integrado à proposta curricular das escolas de ensino
regular o convívio com a diversidade de expressões e linguagens corporais,
inclusive mediante ações de acessibilidade voltadas àqueles com deficiência ou
com mobilidade reduzida;
IV. Prevenir e combater
o trabalho infantil, a exploração sexual e outras formas de violência contra
crianças, adolescentes e jovens.
Art. 2º, item IV - prevenir e combater o
trabalho infantil, a exploração sexual e outras formas de violência contra
crianças, adolescentes e jovens, mediante sua maior integração comunitária,
ampliando sua participação na vida escolar e social e a promoção do acesso aos
serviços sócio-assistenciais do Sistema Único de Assistência Social -SUAS;
Quais
estão corretas?
a) Apenas
I e II.
b) Apenas
I, II e III.
c) Apenas I, II e IV.
d) Apenas
II, III e IV.
e) Todas
as alternativas.
22. Conforme art.13 da Lei de
Diretrizes e Base, os docentes têm a incumbência de:
I.
Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II.
Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do
estabelecimento de ensino;
III. Zelar
pela aprendizagem dos alunos.
IV.
Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
V.
Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar
integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao
desenvolvimento profissional.
VI.
Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a
comunidade.
Quais
estão corretas?
a) Apenas
I, II, III.
b) Apenas
I, III e VI.
c) Apenas
II, IV e VI.
d) Apenas
I e VI.
e) Todas as
alternativas.
23. As afirmativas abaixo constituem os
objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, conforme
Portaria Nº 867/2012, EXCETO:
a)
Garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam
alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do
ensino fundamental.
b) Reduzir
a distorção idade-série na Educação Básica.
c)
Melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
d)
Construir propostas para a definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento
das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental.
e) Construir
instrumentos de avaliação que possam medir e quantificar o nível de
alfabetização e letramento dos alunos, aplicados nas turmas do 1º ao 5º ano,
trimestral, contribuindo assim, para a ampliação da permanência dos alunos na
escola.
“Art. 5º, itens:
I - garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de
ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final
do 3º ano do ensino fundamental;
II - reduzir a distorção idade-série na Educação Básica;
III - melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(IDEB);
V - construir propostas para a definição dos direitos de
aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do ensino
fundamental. [...]
Art. 9º O eixo avaliação caracteriza-se por:
I - avaliação do nível de alfabetização, mediante a aplicação
anual da Provinha Brasil aos estudantes das escolas participantes, pelas
próprias redes de ensino, no início e no final do 2º ano do ensino fundamental;
II - disponibilização pelo INEP, para as redes públicas, de
sistema informatizado para coleta e tratamento dos resultados da Provinha
Brasil;
III - análise amostral, pelo INEP, dos resultados registrados
após a aplicação da Provinha Brasil, no final do 2º ano;
IV - avaliação externa universal do nível de alfabetização ao
final do 3º ano do ensino fundamental, aplicada pelo INEP.”
24. De acordo com a Resolução Nº
09/2009, do Conselho Municipal de Educação, na Modalidade de Educação de
Jovens e Adultos:
I. A
certificação será expedida aos jovens e adultos que apresentarem nível de
estudos satisfatórios e tenham cursado, no mínimo, 1600 horas do total previsto
para etapa final do ensino fundamental. Art. 15.
II. A
oferta do ensino será presencial, não sendo permitidos estudos não presenciais.
Art. 12. A possibilidade de oferta de até
20% (vinte por cento) da carga horária anual com estudos não presenciais
planejados, avaliados e registrados pelo professor é permitida na modalidade
EJA, devendo constar no Projeto Político Pedagógico e no Regimento Escolar das
instituições de ensino.
III. O
cumprimento do número de dias letivos e carga horária anual, previstos na LDB,
na modalidade EJA não serão obrigatórios.
Art. 11, § 1º Qualquer que seja a
organização do ensino deve ser observado o mesmo número de dias letivos e da
carga horária anual do ensino fundamental.
IV. A
organização do ensino poderá ser por Totalidades.
Art. 11. A organização do ensino na
Educação de Jovens e Adultos, consubstanciada no Projeto Político Pedagógico
das instituições de ensino, dá-se por Totalidades ou por outra forma de
organização curricular.
Quais
estão corretas?
a) Apenas I e IV.
b) Apenas
I e III.
c) Apenas
II e III.
d) Apenas
II, III e IV.
e)
Apenas II e IV.
25. A oferta do Atendimento
Educacional Especializado (AEE) deve prever na sua organização:
I.
Matrícula dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e
altas habilidades/superdotação nas classes especiais do ensino regular e no
Atendimento Educacional Especializado (AEE).
II.
Identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição
dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas.
II. Redes
de apoio no âmbito da atuação profissional, da formação, do desenvolvimento da
pesquisa, do acesso a recursos, serviços e equipamentos, entre outros que
maximizem o AEE.
IV. Professores
para o exercício da docência do AEE.
Qual das
alternativas abaixo está correta?
a)
Assertiva IV é verdadeira.
b) Assertiva
II é falsa.
c)
Assertivas I e II são falsas.
d)
Assertivas I, III e IV são falsas.
e)
Assertiva I é falsa.
ANULADA!!
CONHECIMENTOS
PEDAGÓGICOS
26. Sobre o pensamento pedagógico iluminista é
correto afirmar:
a)
Rousseau (1712-1778) destacou-se, inaugurando uma nova era na história da
educação, como marco que divide a velha e a nova escola.
b) Comênio
destacou-se como intelectual na educação, sendo caracterizado como realista.
PENSAMENTO PEDAGÓGICO MODERNO
- Comênio (João
Amos Comênio 1592 – 1670). Nove princípios para uma Educação Realista. Criador
de um sistema educacional que até hoje não foi superado, foi pioneiro do
ecumenismo. Em suas teorias defendeu uma educação que interpretasse e alongasse
a experiência de cada dia e utilizasse os meios clássicos, como o ensino da
religião e da ética.
c)
Durkheim foi um importante pensador, com as ideias de educação exercida pelas
gerações adultas sobre as gerações que ainda não estavam preparadas para a vida
social.
PENSAMENTO PEDAGÓGICO
POSITIVISTA - Durkheim (1858 – 1917) - A Sociedade e os Fins da Educação. Foi o
sucessor de Comte na França. Pai do realismo sociológico, explica o social pelo
social, como realidade autônoma. O objetivo da educação para ele, seria apenas
suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais
e morais, exigidos pela sociedade política no conjunto e pelo meio espacial a
que ela particularmente se destina.
d) Piaget
(1896-1980) destacou-se com suas ideias de desenvolvimento cognitivo.
Piaget (1896 – 1980) - Psicopedagogia e Educação para a ação - Ganhou
renome internacional com seus estudos sobre os processos de construção do
pensamento nas crianças. Segundo Piaget, a criança passa por três períodos de
desenvolvimento mental. Durante o estágio preparatório, dos dois aos sete anos
de idade, a criança desenvolve certas habilidades, como a linguagem e o
desenho. No segundo estágio, dos sete aos onze anos, a criança começa a pensar
logicamente. O período de operações formais estende-se dos onze aos quinze anos
quando a criança começa a lidar com abstrações e racionar com realismo acerca
do futuro. A critica de Piaget à escola tradicional é ácida. Segundo ele, os
sistemas educacionais objetivam mais acomodar a criança aos conhecimentos
tradicionais que formar inteligências inventivas e críticas.
e) Emília
Ferreiro, destaca-se como psicolinguista argentina.
Emília Ferreiro – O Construtivismo - É Argentina radicada no México desde
1967. Há mais de dez anos desenvolve trabalhos sobre a psicogênese da língua escrita.
Sua teoria nasce no bojo da América Latina, onde a evasão e a retenção
escolares progredirem de forma alarmante. Como uma importante saída para essa
problemática. Emília repensa o processo de aquisição da escrita e da leitura.
Pesquisou a psicogênese da língua escrita, verificando que as atividades de
interpretação e de produção da escrita, começam antes da escolarização e que a
aprendizagem dessa escrita insere-se em um sistema de concepções, elaborado
pelo próprio educando, cujo aprendizado não pode ser reduzido a um conjunto de
técnicas perceptivo-motoras.
Segundo Gadotti, temos estes pensadores no PENSAMENTO PEDAGÓGICO ILUMINISTA:
a)
Rousseau - (Jean-Jacques Rousseau 1712 - 1778) - O Homem nasce bom e a
Sociedade o perverte. Nasceu protestante, tornou-se católico e depois
retornou ao protestantismo. Sua pedagogia representa a primeira tentativa
radical e apaixonada de oposição fundamental à pedagogia da essência e da
criação de perspectiva para uma pedagogia de existência. Pregou que seria conveniente
dar à criança a possibilidade de um desenvolvimento livre e espontâneo.
b) Pestalozzi (Johann Heinrich
Pestalozzi 1746 – 1827) - Natureza e função da Educação Popular. - Educador
suíço, desde os tempos de estudante participou de movimentos de reforma
política e social. Em 1774, fundou um orfanato, onde tentou ensinar rudimentos
de agricultura e de comércio, iniciativa que fracassou poucos anos depois. Em
1805 fundou o famoso internato de Yverdan, que durante seus vinte anos
de funcionamento foi frequentado por estudantes de todos os países da Europa. O
currículo adotado dava ênfase à atividade dos alunos: apresentava-se, no
início, objetos simples, para chegar aos mais complexos: partia-se do
conhecimento para o desconhecido, do concreto para o abstrato, do particular
para o geral. As atividades mais estimuladas eram desenho, escrita, canto,
educação física, modelagem, cartografia e excursões ao ar livre.
c) Herbart
- (Johann Triedrich Herbart 1776 – 1841) - A prática da reflexão metódica. Para
ele a filosofia representou a elaboração e a análise da experiência. A lógica
tinha por objeto a classificação dos conceitos, enquanto a metafísica e a
estética referiam-se ao conteúdo do pensamento. A análise lógica revelava as
contradições dos conceitos que a metodologia procura resolver. Como teórico da
educação, defendeu a ideia de que o objetivo da pedagogia é o desenvolvimento
do caráter moral.
d) A Revolução Francesa - O Plano
Nacional de Educação. Avanços tão consideráveis na teoria e na prática da
educação não poderiam deixar de ser transformados em forma jurídica. A educação
proposta pela Revolução Francesa deveria ser transformada em direito de todos e
dever do Estado. A Convenção elaborou vários Decretos, expandindo pela França o
ensino obrigatório sem muito êxito. Desde aquela época, os planos educacionais
pareciam mais avançados do que a prática. Foi o caso do Plano Nacional de
Educação, aprovado pela Assembleia Nacional Constituinte em 1793 e concebido
por Lepelletier (1760 – 1793) que não chegou a ser posto em prática.
27. Anísio Teixeira, Anton Makarenko e
Edgar Morin são reconhecidos por suas contribuições à educação.
Relacione
as ideias abaixo ao respectivo pensador.
1. Edgar Morin
• O Homem é também “Sócio”,
isto é, vive em Sociedade. Como notou Bertrand Russell, o Homem não é gregário
como os insetos, nem solitário: é «semi-gregário», mas é, sem dúvida, um animal
social e a sociedade humana evolui, não é uma eterna repetição: por isso a
Sociedade Humana tem História. O Homem é igualmente “Cultural”.
Tudo o que fazemos e não é apenas Biológico, é também Cultural. Comemos segundo
uma culinária, temos modos de vestir ditados pela época e lugar. Não comemos
apenas para sobreviver; não nos vestimos apenas como proteção; fazemos o que
fazemos em função do meio cultural. Em Portugal não comemos ratos ou cães.
Vestimos sem usar turbante, por exemplo. Um forte desejo sexual não justifica
uma violação. Os sete saberes
necessários: Capítulo I: As
cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Capítulo II: Os princípios do
conhecimento pertinente; Capítulo III: Ensinar a condição humana; Capítulo IV:
Ensinar a identidade terrena; Capítulo V: Enfrentar as incertezas; Capítulo VI:
Ensinar a compreensão;
Capítulo VII: A ética do género humano.
2. Anton
Makarenko
Makarenko (1888–1939). A Pedagogia da vida do trabalho.
Considerando um dos maiores pedagogos
soviéticos e um dos expoentes da história da educação socialista, criou,
talvez, a mais elaborada e completa proposta educacional comprometida com a
construção da sociedade socialista, dentre todas as produzidas pela tradição
revolucionária.
3. Anísio
Teixeira
Considerado o principal idealizador das
grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira (1900-1971) foi
pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam
seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos. Como teórico da
educação, Anísio não se preocupava em defender apenas suas ideias. Muitas delas
eram inspiradas na filosofia de John Dewey (1852-1952), de quem foi aluno ao
fazer um curso de pós-graduação nos Estados Unidos.
( 3 )
Objetivo de oferecer educação gratuita para todos.
( 3 )
Inventor da escola pública no Brasil.
( 1 )
Estudar o próprio conhecimento, a pertinência dos conteúdos, o estudo da
condição humana, ensinar a identidade terrena, enfrentar as incertezas, o
aprendizado da compreensão e a ética global, são saberes imprescindíveis ao
cidadão do século XXI.
( 2 ) Idealizador do modelo de escola baseado na vida
em grupo, na autogestão, no trabalho e na disciplina.
( 2 ) Objetivos da educação: proteger a infância,
valorizar a disciplina, envolver a família.
A
sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 1, 1,
2, 3, 2
b) 3, 3, 1, 2, 2
c) 2, 3,
2, 3, 1
d) 3, 3,
1, 1, 2
e) 2, 3,
2, 1, 3
36. De acordo com Nilma Lino Gomes a diversidade pode ser entendida como construção
histórica, cultural e social das diferenças, que ultrapassam as características
observáveis a olho nu. Há uma estreita relação entre o olhar e o trato
pedagógico da diversidade e a concepção de educação enquanto práticas
educativas. Gomes, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Organização
do documento: Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do
Nascimento. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,
2007.
Analise as
afirmativas abaixo.
I. O
discurso, a compreensão e o trato pedagógico da diversidade vão muito além da
visão romântica do elogio à diferença.
“O discurso, a compreensão e o trato
pedagógico da diversidade vão muito além da visão romântica do elogio à diferença
ou da visão negativa que advoga que ao falarmos sobre a diversidade corremos o
risco de discriminar os ditos diferentes.” p. 19
II. A
diversidade cultural varia de contexto para contexto, depende do lugar ocupado
pelo sujeito ou grupo na sociedade e da relação que mantêm entre si e o com os
outros.
“A diversidade cultural varia de contexto
para contexto. Nem sempre aquilo que julgamos como diferença social, histórica
e culturalmente construída recebe a mesma interpretação nas diferentes
sociedades.” P. 22
III. Falar
sobre diversidade e diferença implica posicionar-se e excluir das práticas escolares
saberes democráticos e igualitários. ERRADA!
“Falar sobre diversidade e diferença
implica posicionar-se contra processos de colonização e dominação. É perceber
como, nesses contextos, algumas diferenças foram naturalizadas e inferiorizadas
sendo, portanto, tratadas de forma desigual e discriminatória.” P. 25
IV. As
práticas significativas de educação se propõe a desconstruir o imaginário
negativo sobre as diferenças construído no contexto das desigualdades sociais e
das práticas discriminatórias.
“As práticas significativas de educação
inclusiva se propõem a desconstruir o imaginário negativo sobre as diferenças,
construído no contexto das desigualdades sociais, das práticas discriminatórias
e da lenta implementação da igualdade de oportunidades em nossa sociedade.” P.
34
Quais
estão corretas?
a) Apenas
I e III.
b) Apenas
II e IV.
c) Apenas
II, III e IV.
d) Apenas I, II e IV.
e) Nenhuma
das alternativas.
CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS
41. Analise o trecho a seguir, do texto
de Maria Luiza Moreira, (p. 156) no livro:
“Ciclos na escola, tempos na vida: criando possibilidades”, “Diz-se que os
alunos estão chegando cada vez “com menos”. [...] Nossas palavras nos traem.
Permanecemos atrelados à imagem do sujeito passivo que vai recebendo e
guardando nos seu tesouro de sabedoria os conteúdos da sua educação.”
Nesta
afirmativa, a autora apresenta a concepção de conhecimento como (…):
a)
permanente
b) ativo
c) processo
d) acúmulo – pq a
autora trata de acumulo de conhecimento num sentido diverso dos contextos de
aprendizagens neste trecho do livro, fazendo uma critica a ideia de que somos
depósitos de aprendizagens, e não concepções diversas postas em relação a nossa
vivência em grupo.
e) plural
42. Conforme diz Luiz Carlos de Freitas,
sobre A lógica da Escola: “(…) se submetermos os diferentes ________ dos
alunos a um único _______ de aprendizagem, produziremos a ____________ dos desempenhos
dos alunos. (...)Caso se queira unificar _________(nível elevado de domínio
para todos), há que se diversificar o tempo de aprendizagem. Para tal, é
preciso permitir que cada um ________ a seu ritmo usando todo tempo que lhe
seja necessário.” (p. 19-20) FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, Seriação e Avaliação: Confronto
de lógicas. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
A
sequência correta de palavras para preenchimento das lacunas é:
a)
ritmos, tempo,
diferenciação, desempenhos, avance.
(...) se submetermos os diferentes ritmos dos alunos a um único tempo
de aprendizagem, produziremos a diferenciação
dos desempenhos dos alunos. Cada um caminhará a seu ritmo dentro de um mesmo
tempo único – logo, uns dominam tudo e outros, menos. Caso se queira unificar desempenhos (nível elevado de domínio
para todos), há que se diversificar o tempo de aprendizagem. Para tal, é
preciso permitir que cada um avance
a seu ritmo usando todo tempo que lhe seja necessário. (FREITAS, 2003, p. 19)
b) ritmos,
modelo, diferenciação, médias, trabalhe.
c)
saberes, modelo, superação, aprendizagem, diminua.
d) tipos,
vínculo, correção, pedagogias, corra.
e)
conflitos, tempo, massificação, saberes, mais.
43. Os estudos de neurociências têm contribuído significativamente com a
qualificação da ação docente, no entendimento de como funciona o cérebro humano
e sua plasticidade. Considerando esses estudos, analise as assertivas abaixo.
I. O
desenvolvimento do cérebro é biológico e cultural.
II. Ler e
escrever requerem adaptações no funcionamento cerebral, uma vez que não há, na
genética da espécie, uma área designada para a leitura ou para a escrita.
III. A
escola é uma invenção da cultura (criação cultural), assim como os
conhecimentos que ela deve universalizar para as novas gerações são, todos,
produtos da cultura.
IV. Como o
desenvolvimento do ser humano é biológico e cultural (conforme as pesquisas
sobre o cérebro já demonstraram), a vivência na escola se configura como um
componente inegável do desenvolvimento e formação do cérebro de cada pessoa.
“Uma das descobertas mais importantes da
neurociência é a de que o cérebro apresenta grande plasticidade e que, devido a
esta plasticidade, ele pode se organizar funcionalmente para atender a alguma
adaptação necessária. Ler e escrever
requerem adaptações no funcionamento cerebral, uma vez que não há, na genética
da espécie, uma área designada para a leitura ou para a escrita. (Calvin
1996, Dehaene 2007, Lent 2010).
O desenvolvimento do cérebro é biológico e cultural: os contextos de vida da pessoa desempenham um papel
fundamental, tanto para a organização, como para a e organização das redes
neuronais. Partindo desta constatação da neurociência, temos duas premissas a
considerar na educação escolar: primeiramente que a escola é um dos contextos
de desenvolvimento da espécie humana, contexto no qual a dimensão cultural está
fortemente presente. A escola é uma
invenção da cultura (criação cultural), assim como os conhecimentos que ela
deve universalizar para as novas gerações são, todos, produtos da cultura.
A segunda premissa é que, como o desenvolvimento do ser humano é biológico
e cultural (conforme as pesquisas sobre o cérebro já demonstraram), a vivência
na escola se configura como um componente inegável do desenvolvimento e
formação do cérebro de cada pessoa.”
Escrita Para Todos – a
aplicação da neurociência na docência e na aprendizagem - Elvira Souza Lima, cadernos do cepaos 1 - janeiro 2013.
Quais
estão corretas?
a) Apenas
II, III e IV.
b) Apenas
I e II.
c) Apenas
III e IV.
d) Todas as alternativas.
e) nenhuma
das alternativas.
44. O ambiente pode, muitas vezes, mesmo
que indiretamente, facilitar o desenvolvimento do conhecimento
lógico-matemático, segundo Constance Kamii em seu livro A criança e o número.
Estão entre os princípios de ensino deste conhecimento:
I. A
criação de todos os tipos de relações.
II. A
quantificação de objetos.
III. A
interação social com colegas e os professores.
Quais
estão corretas?
a) Apenas
I.
b) Apenas
I e II.
c) Apenas I, II e III.
O lógico-matemático: a origem deste
conhecimento é interna ao indivíduo; define-se como a coordenação das relações, onde a
criança consegue ver que há mais elementos num todo do que nas partes;
desenvolvendo na criança habilidades mentais como: noções de igualdade,
comparação, quantidade e
classificação. Permitindo que a criança progrida em seu desenvolvimento de raciocínio
construindo individualmente a noção de número. A interação com os colegas e com o professor faz toda a diferença,
acertando ou errando vão desenvolvendo a sua autonomia intelectual.
d) Apenas
II e III.
e) Apenas
I e III.
45. Analise a alternativa abaixo,
considerando a proposta de organização dos espaços de Laboratório de
Aprendizagem.
Os
Laboratórios de Aprendizagem são espaços que privilegiam o ______ de cada aluno
e mobilizam os melhores ________ para sua forma de _______. O professor é
alguém interessado no ritmo ___________ de aprendizagem dos __________ e não
tem expectativas __________ em relação a todos eles.
A sequência
correta de palavras para preenchimento das lacunas é:
a) saber –
ensinamentos – pensar – acelerado – alunos – homogêneas
b)
conhecimento – professores – ensinar – acelerado – alunos – heterogêneas
c) ritmo –
professores – ensinar – qualificado – alunos – homogêneas
d) saber –
ensinamentos – pensar – lento – alunos – heterogêneas
e) ritmo – recursos –
aprender – diversificado – alunos – homogêneas
[...] são espaços que privilegiam o ritmo de cada aluno e mobilizam os
melhores recursos para sua forma de aprender. O professor de LA é um
professor que não tem pressa; está interessado no ritmo diversificado de aprendizagem dos alunos e não tem expectativas homogêneas
em relação a todos eles. (DORNELES, Beatriz Vargas. Laboratórios de
Aprendizagem: Funções, limites e possibilidades. IN: Ciclo
da Escola: criando possibilidades. Jaqueline Mool (org.). Porto
Alegre: ArtMed, 2004. p. 212-213)
47. Práticas de ensino de escrita que
ajudam o aluno a perceber a relação dos fonemas com os grafemas que os
representam, colaboram no desenvolvimento da:
a)
ortografia
b)
produção de textos
c) leitura
d) consciência fonêmica
e)
avaliação
A consciência fonêmica é a habilidade de
ouvir, identificar e manipular individualmente os menores sons da fala, isso é,
os fonemas. Antes das crianças começarem a ler, elas precisam se tornar
conscientes de que letras representam os sons da fala. Diversos estudos
brasileiros e estrangeiros, na área de Psicologia Cognitiva da Leitura, têm
demonstrado que a consciência fonêmica é uma habilidade essencial e que
facilita a aprendizagem da linguagem escrita.
49. Magda Soares, ao destacar a
importância de contextualizar as influências sobre a construção do conceito
complexo alfabetismo, traz como fatores importantes:
a) alfabetismo
diz da condição de saber ler e decodificar.
b) alfabetismo
é ter as habilidades de escrita e leitura.
c) alfabetismo
é decodificar palavras escritas.
d) alfabetismo engloba
conhecimento, habilidades, técnicas, valores, usos sociais, funções e varia
histórica e espacialmente.
e) alfabetismo
é saber escrever, pois as habilidades de leitura e escrita são radicalmente
diferentes.
Dissociar alfabetização e letramento é um
equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e
psicolinguísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do
adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois
processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita – a
alfabetização – e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema
em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua
escrita – o letramento. Não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a
alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas
sociais de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento, e
este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio
da aprendizagem das relações fonema–grafema, isto é, em dependência da
alfabetização.
Em síntese, o que se propõe é, em primeiro
lugar, a necessidade de reconhecimento da especificidade da alfabetização,
entendida como processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita,
alfabético e ortográfico; em segundo lugar, e como decorrência, a importância
de que a alfabetização se desenvolva num contexto de letramento – entendido
este, no que se refere à etapa inicial da aprendizagem da escrita, como a
participação em eventos variados de leitura e de escrita, e o consequente
desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas
sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes positivas em relação a
essas práticas; em terceiro lugar, o reconhecimento de que tanto a
alfabetização quanto o letramento têm diferentes dimensões, ou facetas, a
natureza de cada uma delas demanda uma metodologia diferente, de modo que a
aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas
caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático – particularmente a
alfabetização, em suas diferentes facetas – outras caracterizadas por ensino
incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações das crianças;
em quarto lugar, a necessidade de rever e reformular a formação dos professores
das séries iniciais do ensino fundamental, de modo a torná-los capazes de
enfrentar o grave e reiterado fracasso escolar na aprendizagem inicial da
língua escrita nas escolas brasileiras. (Letramento e alfabetização: as muitas
facetas* - Magda Soares)
50. Relacione os níveis de escrita à
descrição das habilidades que representam, conforme Emília Ferreiro e Ana
Teberosky:
Por acreditarem que a
criança busca a aprendizagem na medida em que constrói o raciocínio lógico e
que o processo evolutivo de aprender a ler e escrever passa por níveis de
conceitualização que revelam as hipóteses a que chegou a criança, Emilia
Ferreiro e Ana Teberosky definiram , em seu Psicogêne da Língua Escrita, cinco
níveis:
Nível 1 – Pré-silábico ou Hipótese Pré-Silábica;
Nível 2 – Silábico restrito ou Intermediário I;
Nível 3 – Silábico evoluído ou Hipótese Silábica;
Nível 4 – Alfabético ou Hipótese Silábico-Alfabética ou Intermediário II;
Nível 5 – Ortográfico ou Hipótese Alfabética.
( 1 ) Escrever é reproduzir traços típicos da
escrita.
“A escrita não apresenta nenhum tipo de
correspondência entre grafias e sons. Escrever é reproduzir traços típicos da
escrita, variando os caracteres à vontade”
( 3 ) Tentativa de dar valor sonoro a cada uma das
letras da escrita.
“As letras começam a adquirir valores
sonoros estáveis. A criança usa letras semelhantes para representar a parte
sonora de cada sílaba, ou seja, para cada sílaba, o educando usa uma sílaba.”
( 4 ) Passagem da hipótese silábica para alfabética.
“Nesta fase, que corresponde a transição
do nível silábico para o alfabético, a criança começa a abandonar a hipótese
silábica da escrita e construir novos esquemas, iniciando a análise
alfabética.”
( 5 ) Escrita alfabética.
“Nesta fase, o educando já se preocupa em
escrever com a ortografia correta – relação grafema-fonema.”
( 2 ) Para poder ler coisas diferentes, deve haver
diferenças objetivas nas escritas.
“Escrita em que cada emissão sonora
(sílaba) é representada por uma letra, podendo ser usada qualquer letra para
qualquer sílaba”
A
sequência correta é:
a) 1, 3, 4, 5, 2
b) 2, 4,
3, 5, 1
c) 1, 2,
3, 4, 5
d) 1, 2,
4, 5, 3
e) 2, 1,
4, 5, 3
56. Conforme as orientações para a
inclusão da criança de seis anos de idade no ensino fundamental de nove anos é
importante que o currículo escolar contemple o estudo articulado entre as áreas
de conhecimento:
a) da
escrita e o número.
b) das
expressões culturais, linguísticas e de gênero.
c)
infantis, tais como: jogos e brincadeiras.
d) que
priorizem a aquisição da leitura e da escrita com atividades diárias e
sistematizadas nos cadernos.
e) das Ciências
Sociais, das Ciências Naturais, das Noções Lógico-Matemáticas e das Linguagens.
– Material:
ENSINO
FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE
SEIS ANOS DE IDADE – Texto de Patrícia Corsino – PNBE/MEC
57. A Educação Integral é fruto de
debates entre o poder público, a comunidade escolar e a sociedade civil.
Educação como formação integral implica compreender e significar o processo
educativo, como condição para a ampliação do desenvolvimento humano. Nesta
perspectiva, é correto dizer que o currículo da Educação Integral quer
contemplar:
a) a inclusão de
práticas, habilidades, costumes, crenças e valores que estão na base da vida
cotidiana e que, articulados ao saber acadêmico, constituem o currículo
necessário à vida em sociedade. Vide: Série Mais Educação Educação
Integral - Secad/MEC, 2009.
b) no
currículo dos anos iniciais é o importante é a instrução de normas e bons
costumes.
c) o saber
acadêmico tem maior valor e espaço nos planejamentos.
d) a
diversidade nas línguas estrangeiras, ampliando o vocabulário do aluno.
e) a vida
cotidiana, dentro do espaço formal da escola valoriza-se os saberes construídos
socialmente e acumulados pela humanidade.
58. Em relação a organização do trabalho
pedagógico é INCORRETO afirmar:
a) Deve
ser pensada em função do que as crianças sabem dos seus universos de
conhecimentos e conteúdos que os professores consideram importantes que os
alunos aprendam.
b) Os livros didáticos
são materiais que auxiliam o trabalho do professor e direcionam o
estabelecimento das rotinas de atividades escolares.
c)
Definidos os objetivos a serem alcançados no ano ou no ciclo escolar, são
estabelecidas rotinas de atividades a serem realizadas, definindo-se os
materiais necessários e atitudes a serem desenvolvidas o bom andamento do
processo ensinoaprendizagem.
d) As
ações desenvolvidas na Educação Infantil, com ênfase na oralidade e atividades
interativas e lúdicas são um bom caminho para orientar o processo
ensino-aprendizagem ao longo do ensino fundamental.
e) A
organização discursiva é uma das marcas que caracteriza o modo de lidar com os
conteúdos, conhecimentos, tempos e espaços que organizam a escola.
59. Estudos recentes sobre a plasticidade
cerebral nos apontam para a possibilidade de aproveitamento de uma habilidade
em diferentes situações de aprendizagem. Isto é, áreas desenvolvidas por meio de
um tipo de atividade podem ser “aproveitadas” para aprender outros
conhecimentos. Aplicando o conceito de plasticidade nas atividades pedagógicas,
é correto propor:
I. A
utilização de blocos lógicos proporciona aprendizagens de: cor, forma, tamanho,
espessura, bem como, seriação, classificação e inclusão.
II.
Atividades de ritmo proporcionadas pela música são aproveitadas no ato de
leitura da escrita ou a de divisão do tempo na aprendizagem de matemática.
III. A
reescrita de textos, para desenvolvimento da produção textual e ampliação do
vocabulário, colaborando na habilidade de realizar análise e síntese.
Quais
estão corretas?
a) Apenas
I e III.
b) Apenas
II e III.
c) Apenas
III.
d) Todas as
alternativas.
e) Nenhuma
das alternativas.
61. Na perspectiva da Educação Integral,
podemos afirmar que:
a)
Proporciona experiências aos alunos, fora do seu espaço formal, desvinculadas
dos projetos institucionais, elaboradas pela comunidade escolar.
b) A ampliação da
jornada educacional contribui para novas organizações curriculares, nas quais a
ação educativa tem como meta compreender e modificar situações concretas do
mundo.
c) Com a
ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, há a divisão dos
turnos, onde em um deles não há compromisso educativo e no outro turno, o
ensino regular.
d) A
jornada de trabalho dos professores na perspectiva da Educação Integral requer,
apenas, a ampliação de sua carga horária com a inclusão de períodos de descanso
e estudo.
e) Replica
o mesmo da prática escolar, amplia tempos, espaços e conteúdos, rompendo com a
prática assistencialista da educação brasileira.
65. A organização dos tempos e espaços e
do trabalho nos sistemas escolares vai se pautando pelo respeito à
especificidade de cada tempo de vida, assumidos como tempos de formação,
socialização, aprendizagens.
Nesta
perspectiva, podemos afirmar que:
a) Muitas redes e
escolas têm reorganizado os tempos, os espaços, trabalho e seus currículos na
lógica do respeito às especificidades de cada tempo de vida: formas
diversificadas de organização escolar que interrogam as lógicas em que os
conteúdos são selecionados, organizados e transmitidos.
b) Um bom
caminho para repensar as propostas curriculares para infância é ter como foco
os conteúdos da ação educativa.
c) Não se
pode negar a importância de cada tempo da vida tão pouco do conhecimento
escolar, mas ter como foco, prioritariamente, os conteúdos do processo
educativo.
d) As
concepções de tempos de aprendizagens, a lógica de organização dos conteúdos
deve estar fundamentada na progressão contínua linear dos conteúdos e
competências a serem transmitidos a cada período letivo.
e) As
ciências podem nos ajudar a entender como em cada tempo de vida acontece a
socialização, as capacidades de aprender a cultura e os significados do mundo;
como se dá o aprendizado das múltiplas
linguagens
e símbolos. Assim, a organização curricular priorizará a seleção de conteúdos,
observando a hierarquia dos mesmos.
Encontrei na web:
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA – Educação Infantil e Séries Iniciais | Prof. Pólux Martins
A prova de Língua Portuguesa do concurso para Professor Municipal de Porto Alegre apresentou nível médio de dificuldade, tendo sido bem distribuída nos diferentes tópicos. Há somente uma questão cujo gabarito deverá ser alterado, por meio da proposta de recurso que transcrevo abaixo:
RECURSO CONTRA O GABARITO DA QUESTÃO 6
O gabarito preliminar oficial da prova de Língua Portuguesa apontou a alternativa D como correta, ou seja, estariam corretas as afirmativas I e II.
A afirmativa II está efetivamente correta. No entanto, a I está em desacordo com a gramática da Língua Portuguesa:
I. A ocorrência da vírgula na linha 05 deve-se à separação de orações coordenadas.
A frase da linha 5 é a seguinte:
Apesar de ser um tema um tanto controverso, os especialistas não têm dúvida de que o (…)
Nota-se, claramente, que a vírgula da linha 05 separa uma oração subordinada adverbial concessiva, iniciada pelo nexo “apesar de”, e não uma oração coordenada. Sendo assim, a afirmativa I está errada.
Requer, portanto, alteração no gabarito da questão 6 para a letra B.
***
PROVA DE DIREITO e LEGISLAÇÃO – Educação Infantil e Séries Iniciais | Prof. Giorgio Forgiarini
QUESTÃO 14.
O presente recurso diz respeito à questão de n. 14, a qual merece anulação, posto exigir conhecimento a respeito de conteúdo não expressa e taxativamente solicitado no edital de abertura do certame.
A questão recorrida, cujo gabarito oficial atribui a assertiva “c” como a correta, veio assim redigida:
14. Assinale a alternativa correta, nos termos da Lei Orgânica do Município de Porto Alegre:
a) Os ocupantes de cargos eletivos, Secretários, Presidentes e Diretores de autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista apresentarão declaração de bens apenas no dia da sua posse.
b) A administração municipal deverá publicar antecipadamente, por edital, no prazo mínimo de cinco dias, os processos licitatórios de concessão de serviços públicos, locações, permissões e cessão de uso de próprios municipais.
c) Ao Município compete, privativamente, licenciar para funcionamento os estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços e similares, mediante expedição de alvará de localização.
d) As ações e serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao Município sua normatização e controle, devendo a execução ser feita, preferencialmente, através de serviços de terceiros e, suplementarmente, através de serviços públicos.
e) Ao Município, na forma da lei, compete supletivamente estabelecer condições que estimulem a doação de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, permitida sua comercialização.
Ocorre, todavia, que para que o candidato pudesse fazer uma análise acerca das assertivas “d” e “e”, precisaria ter conhecimentos acerca do disposto nos art. 160 e 168 da Lei Orgânica Municipal, dispositivos os quais não constavam no rol taxativos de dispositivos previstos pelo edital de abertura do concurso.
Referidos dispositivos vêm assim redigidos:
Art. 160 – As ações e serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao Município sua normatização e controle, devendo a execução ser feita, preferencialmente, através de serviços públicos e, suplementarmente, através de serviços de terceiros.
Art. 168 – Ao Município, na forma da lei, compete supletivamente estabelecer condições que estimulem a doação de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, vedada sua comercialização.
Todavia, como se analisa do edital de abertura do concurso, foram taxativamente mencionados apenas os arts. 1º a 10; 17 a 29 e 30 a 49, da Lei Orgânica Municipal, restando excluídos os dispositivos acima transcritos. Neste sentido, segue trecho do edital de abertura do concurso:
2. LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
Dos princípios gerais da organização municipal (arts. 1º a 10);Da Administração Pública (arts. 17 a 29); Dos servidores municipais (arts. 30 a 49);
Verifica-se, pois que a exigência de conhecimento quanto a conteúdos não expressamente solicitados no edital, infringe regulamento do concurso, razão pela qual deve ser anulada.
Diante do exposto, REQUER:
A anulação da questão ora recorrida, eis que exige conhecimentos não condizentes com o solicitado no edital, restando, pois, eivada de vício de legalidade.
***
PROVA DE LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS e CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Educação Infantil | Prof. Omar Martins
1. A prova de Legislação Específica para Educação Infantil apresentou grau mediano de exigência, tendo sido abordado os aspectos mais elementares acerca dos documentos legislativos mencionados no programa de concurso público. Não há questões que possibilitem recursos.
2. A prova de Conhecimentos Pedagógicos foi bastante básica se comparada com o grau de exigência dos livros indicados no programa de concurso. Em nossas aulas, apostilas e questões simuladas, abordamos todos os aspectos citados. Não há questões que possibilitem recursos.
3. A prova de Conhecimentos Específicos estava acessível embora a repetição da tipologia V/F tenham a deixado mais cansativa se comparada com as demais. O foco da prova foi na atenção do candidato ao cargo de Professor aos elementos constitutivos da sua prática educativa em detrimento do enfoque teórico. Não há – salvo melhor juízo – questões que possibiltem recursos.
***
PROVA DE LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS e CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Séries Iniciais | Prof. Omar Martins
1. A prova de Legislação Específica para Séries Iniciais foi acessível porém muito cansativa com diversos itens a analisar por questão. Tendo a banca anulado corretamente a questão 25, não há mais questões que possibilitem recursos.
2. Tendo a banca anulado preventivamente a questão 39 da prova de Conhecimentos Pedagógicos não vejo questões que possibilitem recursos.
3. A prova de Conhecimentos Específicos apresentou questões confusas quanto à sua elaboração. Cito, em especial a questão 41. Apesar de apresentar um conteúdo acessível, a redação confusa atrapalha – via de regra – os candidatos mais bem preparados. Mesmo apresentando assimetria em relação aos conteúdos exigidos, não há – salvo melhor juízo – questões que possibiltem recursos.
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA – Educação Infantil e Séries Iniciais | Prof. Pólux Martins
A prova de Língua Portuguesa do concurso para Professor Municipal de Porto Alegre apresentou nível médio de dificuldade, tendo sido bem distribuída nos diferentes tópicos. Há somente uma questão cujo gabarito deverá ser alterado, por meio da proposta de recurso que transcrevo abaixo:
RECURSO CONTRA O GABARITO DA QUESTÃO 6
O gabarito preliminar oficial da prova de Língua Portuguesa apontou a alternativa D como correta, ou seja, estariam corretas as afirmativas I e II.
A afirmativa II está efetivamente correta. No entanto, a I está em desacordo com a gramática da Língua Portuguesa:
I. A ocorrência da vírgula na linha 05 deve-se à separação de orações coordenadas.
A frase da linha 5 é a seguinte:
Apesar de ser um tema um tanto controverso, os especialistas não têm dúvida de que o (…)
Nota-se, claramente, que a vírgula da linha 05 separa uma oração subordinada adverbial concessiva, iniciada pelo nexo “apesar de”, e não uma oração coordenada. Sendo assim, a afirmativa I está errada.
Requer, portanto, alteração no gabarito da questão 6 para a letra B.
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PROVA DE DIREITO e LEGISLAÇÃO – Educação Infantil e Séries Iniciais | Prof. Giorgio Forgiarini
QUESTÃO 14.
O presente recurso diz respeito à questão de n. 14, a qual merece anulação, posto exigir conhecimento a respeito de conteúdo não expressa e taxativamente solicitado no edital de abertura do certame.
A questão recorrida, cujo gabarito oficial atribui a assertiva “c” como a correta, veio assim redigida:
14. Assinale a alternativa correta, nos termos da Lei Orgânica do Município de Porto Alegre:
a) Os ocupantes de cargos eletivos, Secretários, Presidentes e Diretores de autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista apresentarão declaração de bens apenas no dia da sua posse.
b) A administração municipal deverá publicar antecipadamente, por edital, no prazo mínimo de cinco dias, os processos licitatórios de concessão de serviços públicos, locações, permissões e cessão de uso de próprios municipais.
c) Ao Município compete, privativamente, licenciar para funcionamento os estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços e similares, mediante expedição de alvará de localização.
d) As ações e serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao Município sua normatização e controle, devendo a execução ser feita, preferencialmente, através de serviços de terceiros e, suplementarmente, através de serviços públicos.
e) Ao Município, na forma da lei, compete supletivamente estabelecer condições que estimulem a doação de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, permitida sua comercialização.
Ocorre, todavia, que para que o candidato pudesse fazer uma análise acerca das assertivas “d” e “e”, precisaria ter conhecimentos acerca do disposto nos art. 160 e 168 da Lei Orgânica Municipal, dispositivos os quais não constavam no rol taxativos de dispositivos previstos pelo edital de abertura do concurso.
Referidos dispositivos vêm assim redigidos:
Art. 160 – As ações e serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao Município sua normatização e controle, devendo a execução ser feita, preferencialmente, através de serviços públicos e, suplementarmente, através de serviços de terceiros.
Art. 168 – Ao Município, na forma da lei, compete supletivamente estabelecer condições que estimulem a doação de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, vedada sua comercialização.
Todavia, como se analisa do edital de abertura do concurso, foram taxativamente mencionados apenas os arts. 1º a 10; 17 a 29 e 30 a 49, da Lei Orgânica Municipal, restando excluídos os dispositivos acima transcritos. Neste sentido, segue trecho do edital de abertura do concurso:
2. LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
Dos princípios gerais da organização municipal (arts. 1º a 10);Da Administração Pública (arts. 17 a 29); Dos servidores municipais (arts. 30 a 49);
Verifica-se, pois que a exigência de conhecimento quanto a conteúdos não expressamente solicitados no edital, infringe regulamento do concurso, razão pela qual deve ser anulada.
Diante do exposto, REQUER:
A anulação da questão ora recorrida, eis que exige conhecimentos não condizentes com o solicitado no edital, restando, pois, eivada de vício de legalidade.
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PROVA DE LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS e CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Educação Infantil | Prof. Omar Martins
1. A prova de Legislação Específica para Educação Infantil apresentou grau mediano de exigência, tendo sido abordado os aspectos mais elementares acerca dos documentos legislativos mencionados no programa de concurso público. Não há questões que possibilitem recursos.
2. A prova de Conhecimentos Pedagógicos foi bastante básica se comparada com o grau de exigência dos livros indicados no programa de concurso. Em nossas aulas, apostilas e questões simuladas, abordamos todos os aspectos citados. Não há questões que possibilitem recursos.
3. A prova de Conhecimentos Específicos estava acessível embora a repetição da tipologia V/F tenham a deixado mais cansativa se comparada com as demais. O foco da prova foi na atenção do candidato ao cargo de Professor aos elementos constitutivos da sua prática educativa em detrimento do enfoque teórico. Não há – salvo melhor juízo – questões que possibiltem recursos.
***
PROVA DE LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS e CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Séries Iniciais | Prof. Omar Martins
1. A prova de Legislação Específica para Séries Iniciais foi acessível porém muito cansativa com diversos itens a analisar por questão. Tendo a banca anulado corretamente a questão 25, não há mais questões que possibilitem recursos.
2. Tendo a banca anulado preventivamente a questão 39 da prova de Conhecimentos Pedagógicos não vejo questões que possibilitem recursos.
3. A prova de Conhecimentos Específicos apresentou questões confusas quanto à sua elaboração. Cito, em especial a questão 41. Apesar de apresentar um conteúdo acessível, a redação confusa atrapalha – via de regra – os candidatos mais bem preparados. Mesmo apresentando assimetria em relação aos conteúdos exigidos, não há – salvo melhor juízo – questões que possibiltem recursos.
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