segunda-feira, 23 de março de 2020

Exposição de Máscaras "Africanas" não é ERER!!

Exposição de Máscaras "Africanas" não é ERER!! Esta afirmação te parece estranha?? Mas é muito comum e real!!
Vou contar uma historinha...
Uma vez fui chamada uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, para fazer uma Palestra numa Formação de Professores. Chego na escola e os corredores estavam virados em uma Galeria de Arte - centenas de desenhos em Ofício A4, xerografias de supostas máscaras "africanas" coloridas pelos alunos. Uma mistura de cores, desenhos, técnicas... Mas faltava uma coisa bem simples: conhecimento do que aquilo se tratava!!
Uma das máscaras que olhei, me deu um arrepio! Eu já usei com meus alunos de B20, B30 e CP, na Rede que trabalho, mas sempre busquei saber a origem étnica, a história e o uso daquelas máscaras. Não as denomino "Máscaras africanas" pois sempre dá aquela visão eurocentrada e alienada de que o continente africano é um país único, de um único povo e uma única história. E isto não é e nunca foi verdade!!
Olhei para a Supervisora que me acompanhava e mostrava os trabalhos empolgada, e perguntei quem tina sido a professora que tinha trabalhado aquela máscara que me deu o arrepio, e ela chamou-a, toda animada. Eu tentei manter o sorriso gentil... Juro!!
A professora veio, toda feliz e solícita, e  eu perguntei se ela sabia de onde era aquela máscara e para que servia. Ela me olhou, com aquela velha cara de "ponto de interrogação" e me disse que era da África, e era um enfeite... Meu mundo girou naquele momento. Explico: era uma máscara mortuária, de uma etnia antiga, e serve para fazer o desligamento do corpo e do espírito, na hora da morte. Tipo forçar a "passagem" para a ancestralização, tornar-se um espírito ancestral.
Claro que não dei toda esta explicação naquele momento, mas pelas respostas evasivas daquela Professora, usei o exemplo para iniciar minha palestra. Obvio que não a citei, não expús a própria escola, mas usei de exemplo para demonstrar a necessidade de estudar, de entender, de buscar os significados corretos de tudo o que se usa em matéria de ERER - Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Naquele momento, fiquei em dúvida se ela só tinha entrado na armadilha do conforto do lugar comum e alienação aos assuntos destas temáticas, ou se estava tentando se livrar de algum "capiroto kids" da sua sala... Sei lá! kkkkk
Bom, mas fica a mensagem: estude! Produza conhecimento de verdade! Saia do lugar comum, que é confortável, mas sempre nos leva a erros absurdos! Não caia na armadilha da superficialidade, pois isto contribui para a manutenção do racismo estruturante e institucional, que é exatamente o que estamos tentando derrubar. 
No racismo não existe muro pra ficar em cima, a chamada neutralidade: ou você é parte do problema ou parte da solução. Escolha seu lado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário