sábado, 19 de março de 2011

Desafios deste novo ano letivo: 2011 promete!!!

          Este ano letivo me propus à um desafio como Educadora: trabalharei somente com pré-adolescentes e adolescentes.
          Como trabalho na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, em uma área muito rica culturalmente, de mas de uma carência material e de conhecimentos científicos muito grande, isto traz em si só, uma problemática quase insolúvel, à primeira vista: o que fazer com aqueles alunos que, além das dificuldades de aprendizagem, sua baixa auto-estima, ainda tem como agravantes as questões disciplinares, familiares, e a repetência continuada?? Como inserí-los no contexto dito "padrão", no mínimo de sua capacidade? Como conquistar seu respeito e confiança?
          Sou uma professora tida como "rígida" nas questões disciplinares: não acredito, sinceramente, que alguém consiga aprender sem um ambiente minimamente organizado e respeitoso. Não é uma questão de simples hierarquia: sou o adulto, mando por definição!!! Mas eu sou o adulto da situação educacional, ali posto naquela ambiente com objetivos bem claros (ensinar algo!!), que tem que proporcionar um ambiente sadio e innteressante. Se deixar a coisa muito solta, aqueles que poderiam se interessar de verdade, perderão o estímulo. E os que terei que buscar conscientizar sobre sua função na sala (aprender!) desvirtuarão completamente de seus afazeres e levarão o ambiente ao caos nada criativo...
         Gosto de sair de sala com o grupo, de buscar ambientes novos de aprendizagem, de modificar o ambiente da sala, mais colorido, mais atraente, com muitas informações. E gostaria que os alunos pudessem aproveitar tanto este ambiente, como os demais que pudermos desfrutar e, principalmente, minha vontade de ensinar.
         Buscar parcerias com outros colegas também será um desafio, pois a maioria eu jamais trabalhei, dividindo turma e "disciplinas", que é o caso da Turma de Progressão. Mas, como sempre, vou buscar meu espaço, mostrando a intencionalidade e importância dos trabalhos que pretendo desenvolver.
         Ainda estamos num período de organização do Projeto de Trabalho para 2011, até porque só se pode planejar tendo em vista o público-alvo deste planejamento, e mesmo que o mês já esteja se encaminhando para o final, foram apenas 2 semanas de aula, o que é pouco para qualquer diagnóstico inicial das turmas.
         Mas, pretendo iniciar minha tarefa com uma retomada da História de Porto Alegre, com a ênfase na Restinga: formação, localização, população, curiosidades...
         Fica para a próxima postagem as fotos e História de nossa cidade.
         Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário