terça-feira, 24 de setembro de 2013

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL





FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONDIÇÕES PARA QUALIDADE
            A constituição federal do nosso país definiu a educação infantil como sendo a primeira etapa da educação básica atendendo crianças 0a3 em creches e de 4 a 6 anos em pré-escolas.O ensino fundamental é obrigatória com duração de 9 anos e se inicia aos 6 anos.AS pré-escola passaram atender apenas crianças de 4 a 5 anos.
            A educação européia preocupados com as condições dos serviços para crianças 0 a 6 reuniram-se e organizaram dos eventos marcantes.Daquele seminário resultou a estruturação de um documento definitivo os critério para analise da qualidade.
            O documento divide-se em duas partes condições para qualidade e indicadores da qualidade
            Das condições para qualidade: escolhas políticas, Legislação e definirão de normas financiamento e recursos, planejamento profissional, estrutura física, pesquisa e desenvolvimento, integração e coordenação de serviços.

            INDICADORES DA QUALIDADE: Acessibilidade e utilização dos serviços, ambiente físico, atividade de aprendizagem, sistema de relação, ponto de vista dos países, avaliação da diversidade, avaliação das crianças, relação custo - beneficio valores ético·.

            A IDEIA DE INFÂNCIA E SUA ESCOLA
            O educador italiano FRANCO FRABBONI, organiza o entendimento histórico da criança por meio de três identidades.
            Primeira id entidade ou infância negado século XIV, XV.
            Segundo identidade-criança-filho-aluno ou a criança-institucionalizada-SECULOXVI, XVII.
            Terceira identidade-criança-sujeito social ou sujeito de direitos séculos XX

            PRIMEIRA IDENTIDADE: a criança-adulto ou infância negada.
            AS crianças eram desenhadas como o adulto, com músculo e feições de adultos. E difícil imaginar a existência, na sociedade medieval, de um sentimento de infância. AS crianças morriam em grande numero pelas precárias condições de higiene e saúde e as que sobreviviam com fundia rapidamente com os adultos. Essa mortalidade infantil era considerada natural. Podemos conclui que nesse período essa identidade da criança está definida pelo não sentimento de infância.

            SEGUNDO IDENTIDADE
            A criança-sujeio social, sujeito de direitos segunda a identidade a criança-filho-aluno ou infância institucionalizada. Esse período compreende os séculos XVI E XVII. Surgiu junto com revolução industrial, há uma mudança da posição da família e sociedade. a escola é o meio da educação quer dizer que a criança deixou de aprender a vida por meio da contato com os adultos.portanto só conquistaram esse direito criança que seus pais tinha poderes.

           



TERCEIRA IDENTIDADE
                        A criança - sujeito social, sujeito de direitos. As têm vidas diferente uma da outra, umas que nasce em classe social alta tem mais oportunidades. Existe a de classe social baixa que ajuda os pais nas tarefas domestica de casa. Portanto existe criança de nível social diferentes. E muito importante que o educador saiba lidar com as diferenças.

A historia da creche
            DE acordo com a constituição federal e a lei de diretrizes de bases da educação nacional (LDB) a educação infantil, primeira etapa da educação básica, é oferecida em creches, ou entidade equivalentes para criança a até três anos de idade, em pré-escolas para as crianças de quatro a cinco anos. Essa divisão hoje não e mais permitida.
A LDB deu um prazo que foi dezembro 1999 para que todos as creches e pré-escolas existentes ou os que viessem a ser criadas se integrassem aos seus respectivos sistema de ensino, responsáveis pela função educação
            DO período colonial até o inicio do século XX pouco se fez, no Brasil. em defesa das crianças que viviam na pobreza .A casa do exposto recebiam as crianças abandonadas pelos pais .Em treze anos de funcionamento haviam entrado nas rodas aproximadamente 12000 mil crianças e apenas 1000 tinha sobrevivido o que nos permiti deduzir que as condições de atendimento eram muito precárias.
            A história das creches difere da história da escola básica. ESTA ultima foi a primeira escola para os filhos de classe media e alta. A população mais pobre teve e ainda tem, de brigar para nela permanecer.

            A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
            O educador tem que ser criativo na decoração do espaço a qual a criança convive, porque influencia muito no seu desenvolvimento.
            EM um espaço próprio junto a sala ou a área de recreação da creche, é preciso deixar as crianças brincando bastante com areia, água, mexerem com terra, argila, massa de modelar, correr, arrastar, subir, trepar, balançar,escorregar.A existência do meio natural para as crianças é fundamental nessa fase de seu desenvolvimento.

A ROTINA NA EDUCAÇÃO IMFANTIL
A rotina diária é, portanto desenvolvimento prático do planejamento. É também a seqüência de diferentes atividades que acontecem no dia a dia da creche e é essa seqüência que você possibilita que a criança se oriente na relação espaço e se desenvolva. Importante destacar que no processo de aquisição de habito, a repetição é fundamental.
O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO IMFANTIL

            Planejar é um instrumento para ordenar e organizar. Um ensino de qualidade o professor da educação infantil fará a sua programação pensando nas seguintes aspecto.
            Hábitos e rotina da vida cotidiana e de cuidado da criança.
            Unidades temáticas centros de interesse, projetos e laboratório.
            Cantinhos ou oficinas;
            Passeios, festas da sala e outros eventos;
            Atividades de acolhida e de reencontro do grupo;
            Atividades mais especializadas;
                       

O TRABLHO COM PROJETOS
            OS projetos podem ser realizados tanto nas creches quanto nas pré-escolas, isto é, com bebês ou com crianças vão ser encorajados a torna suas próprias decisões e a fazer suas próprias escolhas sobre realização de um trabalho.
            OS projetos podem ter como ponto de partida um fato acontecido na sala da aula ou na comunidade, uma noticia de televisão uma idéia que surgiu após uma leitura de um livro, ou simples observação de fenômenos naturais. Ao escolher um projeto deve se avaliar se o assunto vai despertar interesse dos alunos. E importante que o assunto seja interessante para que possa ter um resultado mais satisfatório.
                       
A DISCIPLINA NA EDUCAÇÃO IMFANTIL
            Além das brigas, em uma sala de aula é bastante comum ouvimos reclamações das crianças ou toda falando gritando ou pedindo ajuda ao mesmo tempo. Principalmente da creche em pré-escola ainda não consegue ficar paradas por muito tempo, ouvindo longas explicações ou esperando para o material que vão trabalhar. E interessante que ao propor uma atividade o professor já tenha preparado o material e o ambiente que trabalhará com o grupo.
            E muito importante ao educar uma criança consiga o fazer ele entender que é muito perigoso algum tipo de brincadeiras,não é correto ficar dando castigo o tempo todo.

            AS POLITICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO IMFANTIL
            A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) que é nossa lei maior da educação ela determina o seguinte.   A formação de decentes para atuar na educação básica faz em nível superior, ou curso de licenciatura, de graduação plena em universidades e instituto superior de educação, como formação mínima o magistério na educação infantil e nas quatro primeiras serie do ensino fundamental. Porem nem sempre se cumpre essa lei. Existem pessoas atuando em sala de aula que não tem formação adequada, recebem salários baixos, e trabalham em condições precárias.

            A PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA
           
            É muito importante a integração entre professor e os pais. O que não é tão simples, os pais ensinam os filhos de uma maneira o professor nem sempre aprova e as cria um conflito entre ambos. AS relações entre a família e o professor devem concretizar o objetivo geral de compartilhar a ação educativa. Elas apresentam uma proposta que pretende por em pratica algumas questões considerada de grande importância na educação da criança, estabelecer critérios educativos comuns, oferecer modelos de intervenção e de relação com as crianças ajudar a conhecer a função educativa da creche.

            A GESTÃO SOCIAL           
            A palavra gestão significa gerencia e administração.
            Gestão social tem forte ligação com a participação da família no trabalho desenvolvida na creche. E importante trabalhar com gestão social em instituição publica, principalmente devido aos aspectos financeiros, através da gestão social, isto é trabalhando de forma participativa é maior a possibilidade de oferecer serviços mais adequados as necessidades das famílias, dos educadores e dos cidadãos em geral.

            A EDUCAÇÃO DE CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS
            A educação de criança com necessidade especial tem sido muito discutida, antigamente as crianças eram chamadas de deficiente eram atendidas em salas ou escolas diferenciadas, separadas das escolas normais, hoje já não se aceita mais essa nomenclatura, são crianças portadoras de necessidade especiais, a educação desses alunos deve ocorrer preferencialmente em rede de ensino. A integração desses alunos em escola normal só terá beneficio desde que as escolas preparem-se melhor para recebê-las melhor. Exemplo, dispor de materiais, equipamento, profissionais qualificados, tudo isso é indispensável para uma educação de qualidade.

            TRANFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGOGICA
            Muitas pessoas referem creche como um lugar para deixar seus filhos para irem trabalhar. Porém, A creche não é somente um ambiente para deixar crianças e sim educar também. Na creche as crianças vão encontrar pessoas capacitadas para trabalhar com a parte pedagógica de cada endivido, portanto os professores devem se preocupa muito com a decoração das salas porque irá influencia muito no desenvolvimento dos seus alunos.
            A parte externa também deve se preocupar além dos brinquedos de rotina, também deve ter labirinto de plantas, casa na arvore, chuveiro grande, entre outro mais. O que é interessante e não parar de criar nova forma de organização dentro das salas e fora delas. os pontos essenciais nas proposta de educação infantil e as diferentes forma de se pensar os espaços externos das creches e pré-escolas.A estruturação da sala de aula que permitem a criança escolher suas atividades ou se ela quer trabalhar sozinha ou em grupo´.As janela devem permiti que as crianças vêem o que se passa lá fora.As paredes tem que procurar decorar com criatividade para trazer algum conhecimento para os alunos,evitar desenhos de personagem que as criança já conhece.
           



Alexandre Detro
Cidade de Campo Mourão PR
Curso de Pedagogia noturno

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