segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Correção parcial da Prova para Professor de Anos Iniciais da PMPA/RS - 2013:


Correção parcial da Prova para Professor de Anos Iniciais da PMPA/RS - 2013:

DIREITO E LEGISLAÇÃO
11. Consoante dispõe o art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988:
I. Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
II. No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, desde que haja prévia indenização ao proprietário.
XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;
III. Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;
IV. Constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.
XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I, II, e III.
d) Apenas I, III, e IV.
e) Todas alternativas.

12. Considerando a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é INCORRETO afirmar:
a) É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.
Art. 37, item XIII - é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

b) A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.
Art. 31 - A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

c) O servidor público estável poderá perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
  § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:
Veja os dispositivos que referenciam este dispositivo     I -  em virtude de sentença judicial transitada em julgado;
II -  mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;
III -  mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

d) São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

e) São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, mediante decreto, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser realizada apenas de forma direta.
Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

13. De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre, ao funcionário é defeso (proibido):
I. Representar ou comunicar a seu chefe imediato irregularidades de que tiver conhecimento no órgão em que servir. Referência Legal: art. 196 da Lei Complementar nº133/85 – São direitos do servidor, item VIII.
II. Exercer, mesmo fora das horas de trabalho, emprego ou função em empresa, estabelecimento ou instituição que tenha relações industriais ou comerciais com o Município em matéria que se relacione com a finalidade da repartição em que esteja lotado. Referência Legal: art. 197 da Lei Complementar nº133/85 – São proibidos ao Servidor, item XVI.
III. Exercer, ou permitir que subordinado seu exerça, atribuições diferentes das definidas em lei ou regulamento como próprias do cargo ou função em que legalmente investido. Referência Legal: art. 197 da Lei Complementar nº133/85 – São proibidos ao Servidor, item XI.
IV. Frequentar (erro de grafia) cursos legalmente instituídos, para seu aperfeiçoamento e especialização. Referência Legal: art. 196 da Lei Complementar nº133/85 – São direitos do servidor, item XI.
Quais estão corretas?
a) Apenas I e II.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas II, III e IV.
e) Apenas I, II e IV.

14. Assinale a alternativa correta, nos termos da Lei Orgânica do Município de Porto Alegre:
a) Os ocupantes de cargos eletivos, Secretários, Presidentes e Diretores de autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista apresentarão declaração de bens apenas no dia da sua posse.
Art. 18 - Os ocupantes de cargos eletivos, Secretários, Presidentes e Diretores de autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista apresentarão declaração de bens no dia da posse, nos finais de mandato e nos casos de exoneração ou aposentadoria.

b) A administração municipal deverá publicar antecipadamente, por edital, no prazo mínimo de cinco dias, os processos licitatórios de concessão de serviços públicos, locações, permissões e cessão de uso de próprios municipais.
Art. 26 – A administração municipal deverá publicar antecipadamente, por edital, no prazo mínimo de trinta dias, os processos licitatórios de concessão de serviços públicos, locações, permissões e cessão de uso de próprios municipais.

c) Ao Município compete, privativamente, licenciar para funcionamento os estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços e similares, mediante expedição de alvará de localização.
Art. 8º, item IV.

d) As ações e serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao Município sua normatização e controle, devendo a execução ser feita, preferencialmente, através de serviços de terceiros e, suplementarmente, através de serviços públicos.
Art. 160 – As ações e serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao Município sua normatização e controle, devendo a execução ser feita, preferencialmente, através de serviços públicos e, suplementarmente, através de serviços de terceiros.

e) Ao Município, na forma da lei, compete supletivamente estabelecer condições que estimulem a doação de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, permitida sua comercialização.
Art. 168 – Ao Município, na forma da lei, compete supletivamente estabelecer condições que estimulem a doação de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, vedada sua comercialização.

15. Segundo o Regime Próprio de Previdência Social dos servidores do município de Porto Alegre (Lei Complementar Municipal n. 478/02):
I. A perda da condição de segurado do RPPS ocorrerá nas seguintes hipóteses: falecimento, exoneração, demissão, cassação de aposentadoria e cassação de disponibilidade.
II. Incumbe ao segurado à inscrição de seus dependentes junto ao PREVIMPA, qualificando-os para fins de benefícios previdenciários, na forma disciplinada em regulamento.

III. Quanto ao segurado, o RPPS compreende os seguintes benefícios: aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, salário-família e pensão por morte.
LEI COMPLEMENTAR Nº 466, de 06 de setembro de 2001, Art. 10, item III. Quanto ao segurado, o RPPS compreende os seguintes benefícios: aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, salário-família e pensão por morte.
§ 4º O RPPS compreende os seguintes benefícios:
I - quanto ao segurado:
a) aposentadoria;
b) auxílio-doença;
c) salário-maternidade;
d) salário-família.

IV. Acidente em serviço é aquele ocorrido no exercício do cargo, que se relacione, direta ou indiretamente, com as atribuições deste, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Quais estão corretas?
a) Apenas I e II.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas II, III e IV.
e) Apenas I, II e IV.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
16. Considere o processo de avaliação e analise as assertivas abaixo, marcando V (verdadeiro) ou F (falso).
(F) Deve ser processo contínuo e cumulativo do desempenho do estudante, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos;
Art. 24, item V, letra a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;

(F) A LDB prevê as possibilidades de promoção e de classificação dos estudantes, que podem ser adotadas em qualquer ano, série ou outra unidade de percurso escolhida;
Art. 24, II - a classificação em qualquer série ou etapas exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:
a) por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola;
b) por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas;
c) independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;
III - nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino;
IV - poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares;

(F) Possibilidade de aceleração de estudos para todos os estudantes;
Art. 24, item V, letra b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;

(V) Aproveitamento de estudos concluídos com êxito;
Art. 24, item V, letra d.

(V) Obrigatoriedade de apoio pedagógico destinado à recuperação continua e concomitante de aprendizagem de estudantes com déficit de rendimento escolar, a ser previsto no regimento escolar.
Art. 24, item V, letra e.

A sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é?
a) V, V, V, F, F
b) F, F, V, F, V
c) F, V, V, F, F
d) F, F, F, V, V
e) V, F, F, V, V

17. Relacione os itens abaixo aos respectivos conceitos.
A) Aceleração de estudos.
B) Reclassificação.
C) Atendimento Educacional Especializado.
D) Educação de Jovens e Adultos

( C ) Tem por objetivo identificar habilidades e necessidades dos estudantes, organizar recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas especificas.
Da LDB, evoca o artigo 58, no qual a Educação Especial caracteriza-se como modalidade de educação escolar e se organiza de modo a disponibilizar os recursos e serviços de apoio pedagógico especializado. Vale aqui complementar que, além disso, o referido artigo estabelece que a Educação Especial deve ser oferecida “preferencialmente na rede regular de ensino”, havendo “quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de Educação Especial” e que esse atendimento “será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular”.
Sustentando-se na Resolução CNE/CEB nº 2/2001, que instituiu as Diretrizes e Bases para a Educação Especial na Educação Básica, a Nota indica que “o atendimento educacional especializado em salas de recursos constitui serviço de natureza pedagógica, conduzido por professor especializado, que suplementa, no caso dos alunos com superdotação/altas habilidades e complementa, no caso dos alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem vinculadas ou não à deficiência e dos alunos com dificuldades de comunicação diferenciadas dos demais colegas” (grifos nossos).

( B ) Destinado a estudantes transferidos de um regime para outro diferente, hipótese que são incluídos observando seu desenvolvimento e aprendizagens.
Ao tratar de uma parte aparentemente burocrática, que é a reclassificação dos alunos (art. 23, § 1° e 24, II, c), a LDB toca incisivamente na questão pedagógica.
§1º - A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.
c) independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;
A reclassificação, por analogia com, e por ser uma nova, classificação, visa colocar o aluno na série ou etapa mais adequada ao seu desenvolvimento e experiência. Coerente com o princípio da valorização da capacidade (art. 4°), a reclassificação é o mecanismo que serve para colocar o aluno na série mais adequada ao seu desenvolvimento, independentemente da sua idade, podendo ser essa uma série mais avançada, ou uma etapa mais recuada. O regimento escolar tem de prever essa situação e esse instituto (a reclassificação).

( D ) Destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental na idade própria, os sistemas de ensino deverão assegurar gratuitamente oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) estabeleceu no capítulo II, seção V a Educação de Jovens e Adultos. Diz o artigo 37: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. Essa definição da EJA, nos esclarece o potencial de educação inclusiva e compensatória que essa modalidade de ensino possui.
Ao ser estabelecida na LBD a EJA ganhou força e tornou-se uma política de Estado de modo que hoje o governo brasileiro investe e incentiva essa modalidade educacional como possibilidade de se elevar o índice de ensino da população, principalmente, daqueles que já mencionados nela não tiveram acesso ou possibilidade de estudos.
Com isso vemos que além de ser uma política educacional, a EJA é principalmente uma política social. Ela dará condições para que os alunos melhorem suas condições de trabalho, melhorem a sua qualidade de vida e com isso sejam respeitados na sociedade.

( A ) Destinado aos estudantes com atraso escolar e distorção etária.
No artigo 24, a LDB possibilita o recurso pedagógico da aceleração de estudos. Este recurso é apresentado no contexto da verificação de rendimento escolar. O inciso V, na alínea c, prevê “possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar”.
O entendimento adequado desse recurso acosta-se na situação de atraso escolar, configurada no significativo índice de defasagem idade-série, ainda existente no país. A lei faculta ao aluno, nessa condição, o progresso nas séries por meio da aceleração de estudos. Recobra, no entanto, da instituição, proposta pedagógica, nos termos das normas emanadas do respectivo sistema de ensino.

A sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é?
a) C, B, D, A
b) A, D, B, C
c) D, B, C, A
d) C, D, B, A
e) B, C, D, A

18. De acordo com o “Parecer nº 11/2011” do Conselho Municipal de Educação (CME), o bloco pedagógico continuidade de aprendizagem pressupõe:
a) Uma concepção de progressão automática, promoção da criança fundamentada em dados estatísticos, recursos financeiros e intervenção pedagógica.
b) Uma concepção de progressão continuada, ancorada no acompanhamento da progressão dos alunos pelos professores e famílias, na revisão dos procedimentos pedagógicos, nas intervenções didático-metodológicas, no processo de avaliação, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem.
DOPA/PMPA, 11/11/11
c) A formação continuada dos professores, uma intervenção pedagógica sustentada na análise de dados quantitativos e na avaliação de resultados.
d) Estratégias de apoio pedagógicos apoiadas nos resultados das avaliações externas (Prova Brasil/Provinha Brasil)
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

19. Sobre o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando à mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica, são corretas as afirmativas, EXCETO:
a) Tem como foco a aprendizagem, apontando resultados concretos a atingir.
Art. 2º, item I.
b) Acompanhar cada aluno da rede individualmente, mediante registro da sua frequência e do seu desempenho em avaliações, que devem ser realizadas periodicamente.
Art. 2º, item III.
c) combater a repetência, dadas as especificidades de cada rede, pela adoção de práticas como aulas de reforço no contra-turno, estudos de recuperação e progressão parcial.
Art. 2º, item IV.
d) Garantir o acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do ensino regular, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas.
Art. 2º, item IX.
e) Viabilizar a promoção de projetos socioculturais e ações educativas, aumentando as escolas em seus espaços físicos, mobiliários, recursos didáticos, pois as parcerias externas à comunidade escolar, têm pouca infra-estrutura e dificultam a circulação dos alunos com necessidades educacionais especiais.

20. Analise as assertivas abaixo.
I. Os componentes curriculares obrigatórios da base comum são divididos nas seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, Arte, Educação Física, Matemática, Cultura Indígena e Ensino Religioso.
II. Não faz parte da base comum nacional o conhecimento do mundo físico, natural, da realidade social e política.
III. O estudo da História e das Culturas Afro-Brasileira e Indígena e a Música também compõem a base comum nacional.
IV. A parte diversificada do currículo deve contemplar o estudo das características regionais e locais da sociedade, cultura, economia e da comunidade escolar, bem como o ensino obrigatório, a partir do 6º ano, de uma Língua Estrangeira moderna.
LDB, Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.   (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
§ 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
§ 2o  O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. (Redação dada pela Lei nº 12.287, de 2010)
§ 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno: (Redação dada pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
II – maior de trinta anos de idade; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
§ 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
§ 5º Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.
§ 6o  A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo. (Incluído pela Lei nº 11.769, de 2008)
§ 7o  Os currículos do ensino fundamental e médio devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.     (Incluído pela Lei nº 12.608, de 2012)
Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
§ 1o  O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
§ 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
Quais estão corretas?
a) Todas as alternativas.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II , III e IV.
d) Apenas III e IV.
e) Nenhuma das alternativas.

21. Analise as assertivas abaixo referentes à finalidade do programa Mais Educação, segundo a Portaria Normativa Interministerial Nº. 17/ 2007.
I. Ampliar o tempo e o espaço educativo, mediante a realização de atividades no contraturno escolar.
Art. 2º, item I - apoiar a ampliação do tempo e do espaço educativo e a extensão do ambiente escolar nas redes públicas de educação básica de Estados, Distrito Federal e municípios, mediante a realização de atividades no contraturno escolar, articulando ações desenvolvidas pelos Ministérios integrantes do Programa;
II. Contribuir para a redução da evasão, da reprovação, da distorção idade/série.
Art. 2º, item II - contribuir para a redução da evasão, da reprovação, da distorção idade/série, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria de condições para o rendimento e o aproveitamento escolar;
III. Oferecer atendimento educacional especializado às crianças com necessidades educacionais especiais, compondo currículo específico para esta clientela.
Art. 2º, item III - oferecer atendimento educacional especializado às crianças, adolescentes e jovens com necessidades educacionais especiais, integrado à proposta curricular das escolas de ensino regular o convívio com a diversidade de expressões e linguagens corporais, inclusive mediante ações de acessibilidade voltadas àqueles com deficiência ou com mobilidade reduzida;
IV. Prevenir e combater o trabalho infantil, a exploração sexual e outras formas de violência contra crianças, adolescentes e jovens.
Art. 2º, item IV - prevenir e combater o trabalho infantil, a exploração sexual e outras formas de violência contra crianças, adolescentes e jovens, mediante sua maior integração comunitária, ampliando sua participação na vida escolar e social e a promoção do acesso aos serviços sócio-assistenciais do Sistema Único de Assistência Social -SUAS;
Quais estão corretas?
a) Apenas I e II.
b) Apenas I, II e III.
c) Apenas I, II e IV.
d) Apenas II, III e IV.
e) Todas as alternativas.

22. Conforme art.13 da Lei de Diretrizes e Base, os docentes têm a incumbência de:
I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III. Zelar pela aprendizagem dos alunos.
IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
V. Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
VI. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Quais estão corretas?
a) Apenas I, II, III.
b) Apenas I, III e VI.
c) Apenas II, IV e VI.
d) Apenas I e VI.
e) Todas as alternativas.

23. As afirmativas abaixo constituem os objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, conforme Portaria Nº 867/2012, EXCETO:
a) Garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental.
b) Reduzir a distorção idade-série na Educação Básica.
c) Melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
d) Construir propostas para a definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental.
e) Construir instrumentos de avaliação que possam medir e quantificar o nível de alfabetização e letramento dos alunos, aplicados nas turmas do 1º ao 5º ano, trimestral, contribuindo assim, para a ampliação da permanência dos alunos na escola.
Art. 5º, itens:
I - garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental;
II - reduzir a distorção idade-série na Educação Básica;
III - melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB);
V - construir propostas para a definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental. [...]
Art. 9º O eixo avaliação caracteriza-se por:
I - avaliação do nível de alfabetização, mediante a aplicação anual da Provinha Brasil aos estudantes das escolas participantes, pelas próprias redes de ensino, no início e no final do 2º ano do ensino fundamental;
II - disponibilização pelo INEP, para as redes públicas, de sistema informatizado para coleta e tratamento dos resultados da Provinha Brasil;
III - análise amostral, pelo INEP, dos resultados registrados após a aplicação da Provinha Brasil, no final do 2º ano;
IV - avaliação externa universal do nível de alfabetização ao final do 3º ano do ensino fundamental, aplicada pelo INEP.”

24. De acordo com a Resolução Nº 09/2009, do Conselho Municipal de Educação, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos:
I. A certificação será expedida aos jovens e adultos que apresentarem nível de estudos satisfatórios e tenham cursado, no mínimo, 1600 horas do total previsto para etapa final do ensino fundamental. Art. 15.
II. A oferta do ensino será presencial, não sendo permitidos estudos não presenciais.
Art. 12. A possibilidade de oferta de até 20% (vinte por cento) da carga horária anual com estudos não presenciais planejados, avaliados e registrados pelo professor é permitida na modalidade EJA, devendo constar no Projeto Político Pedagógico e no Regimento Escolar das instituições de ensino.
III. O cumprimento do número de dias letivos e carga horária anual, previstos na LDB, na modalidade EJA não serão obrigatórios.
Art. 11, § 1º Qualquer que seja a organização do ensino deve ser observado o mesmo número de dias letivos e da carga horária anual do ensino fundamental.
IV. A organização do ensino poderá ser por Totalidades.
Art. 11. A organização do ensino na Educação de Jovens e Adultos, consubstanciada no Projeto Político Pedagógico das instituições de ensino, dá-se por Totalidades ou por outra forma de organização curricular.
Quais estão corretas?
a) Apenas I e IV.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) Apenas II, III e IV.
e) Apenas II e IV.

25. A oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve prever na sua organização:
I. Matrícula dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes especiais do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE).
II. Identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas.
II. Redes de apoio no âmbito da atuação profissional, da formação, do desenvolvimento da pesquisa, do acesso a recursos, serviços e equipamentos, entre outros que maximizem o AEE.
IV. Professores para o exercício da docência do AEE.
Qual das alternativas abaixo está correta?
a) Assertiva IV é verdadeira.
b) Assertiva II é falsa.
c) Assertivas I e II são falsas.
d) Assertivas I, III e IV são falsas.
e) Assertiva I é falsa.
ANULADA!!

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
26. Sobre o pensamento pedagógico iluminista é correto afirmar:
a) Rousseau (1712-1778) destacou-se, inaugurando uma nova era na história da educação, como marco que divide a velha e a nova escola.
b) Comênio destacou-se como intelectual na educação, sendo caracterizado como realista.
PENSAMENTO PEDAGÓGICO MODERNO - Comênio (João Amos Comênio 1592 – 1670). Nove princípios para uma Educação Realista. Criador de um sistema educacional que até hoje não foi superado, foi pioneiro do ecumenismo. Em suas teorias defendeu uma educação que interpretasse e alongasse a experiência de cada dia e utilizasse os meios clássicos, como o ensino da religião e da ética.

c) Durkheim foi um importante pensador, com as ideias de educação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que ainda não estavam preparadas para a vida social.
PENSAMENTO PEDAGÓGICO POSITIVISTA - Durkheim (1858 – 1917) - A Sociedade e os Fins da Educação. Foi o sucessor de Comte na França. Pai do realismo sociológico, explica o social pelo social, como realidade autônoma. O objetivo da educação para ele, seria apenas suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, exigidos pela sociedade política no conjunto e pelo meio espacial a que ela particularmente se destina.

d) Piaget (1896-1980) destacou-se com suas ideias de desenvolvimento cognitivo.
Piaget (1896 – 1980) - Psicopedagogia e Educação para a ação - Ganhou renome internacional com seus estudos sobre os processos de construção do pensamento nas crianças. Segundo Piaget, a criança passa por três períodos de desenvolvimento mental. Durante o estágio preparatório, dos dois aos sete anos de idade, a criança desenvolve certas habilidades, como a linguagem e o desenho. No segundo estágio, dos sete aos onze anos, a criança começa a pensar logicamente. O período de operações formais estende-se dos onze aos quinze anos quando a criança começa a lidar com abstrações e racionar com realismo acerca do futuro. A critica de Piaget à escola tradicional é ácida. Segundo ele, os sistemas educacionais objetivam mais acomodar a criança aos conhecimentos tradicionais que formar inteligências inventivas e críticas.

e) Emília Ferreiro, destaca-se como psicolinguista argentina.
Emília Ferreiro O Construtivismo - É Argentina radicada no México desde 1967. Há mais de dez anos desenvolve trabalhos sobre a psicogênese da língua escrita. Sua teoria nasce no bojo da América Latina, onde a evasão e a retenção escolares progredirem de forma alarmante. Como uma importante saída para essa problemática. Emília repensa o processo de aquisição da escrita e da leitura. Pesquisou a psicogênese da língua escrita, verificando que as atividades de interpretação e de produção da escrita, começam antes da escolarização e que a aprendizagem dessa escrita insere-se em um sistema de concepções, elaborado pelo próprio educando, cujo aprendizado não pode ser reduzido a um conjunto de técnicas perceptivo-motoras.

Segundo Gadotti, temos estes pensadores no PENSAMENTO PEDAGÓGICO ILUMINISTA:
a)               Rousseau - (Jean-Jacques Rousseau 1712 - 1778) - O Homem nasce bom e a Sociedade o perverte. Nasceu protestante, tornou-se católico e depois retornou ao protestantismo. Sua pedagogia representa a primeira tentativa radical e apaixonada de oposição fundamental à pedagogia da essência e da criação de perspectiva para uma pedagogia de existência. Pregou que seria conveniente dar à criança a possibilidade de um desenvolvimento livre e espontâneo.
b) Pestalozzi (Johann Heinrich Pestalozzi 1746 – 1827) - Natureza e função da Educação Popular. - Educador suíço, desde os tempos de estudante participou de movimentos de reforma política e social. Em 1774, fundou um orfanato, onde tentou ensinar rudimentos de agricultura e de comércio, iniciativa que fracassou poucos anos depois. Em 1805 fundou o famoso internato de Yverdan, que durante seus vinte anos de funcionamento foi frequentado por estudantes de todos os países da Europa. O currículo adotado dava ênfase à atividade dos alunos: apresentava-se, no início, objetos simples, para chegar aos mais complexos: partia-se do conhecimento para o desconhecido, do concreto para o abstrato, do particular para o geral. As atividades mais estimuladas eram desenho, escrita, canto, educação física, modelagem, cartografia e excursões ao ar livre.
c) Herbart - (Johann Triedrich Herbart 1776 – 1841) - A prática da reflexão metódica. Para ele a filosofia representou a elaboração e a análise da experiência. A lógica tinha por objeto a classificação dos conceitos, enquanto a metafísica e a estética referiam-se ao conteúdo do pensamento. A análise lógica revelava as contradições dos conceitos que a metodologia procura resolver. Como teórico da educação, defendeu a ideia de que o objetivo da pedagogia é o desenvolvimento do caráter moral.
d) A Revolução Francesa - O Plano Nacional de Educação. Avanços tão consideráveis na teoria e na prática da educação não poderiam deixar de ser transformados em forma jurídica. A educação proposta pela Revolução Francesa deveria ser transformada em direito de todos e dever do Estado. A Convenção elaborou vários Decretos, expandindo pela França o ensino obrigatório sem muito êxito. Desde aquela época, os planos educacionais pareciam mais avançados do que a prática. Foi o caso do Plano Nacional de Educação, aprovado pela Assembleia Nacional Constituinte em 1793 e concebido por Lepelletier (1760 – 1793) que não chegou a ser posto em prática.

27. Anísio Teixeira, Anton Makarenko e Edgar Morin são reconhecidos por suas contribuições à educação.
Relacione as ideias abaixo ao respectivo pensador.
1.    Edgar Morin
  O Homem é também “Sócio”, isto é, vive em Sociedade. Como notou Bertrand Russell, o Homem não é gregário como os insetos, nem solitário: é «semi-gregário», mas é, sem dúvida, um animal social e a sociedade humana evolui, não é uma eterna repetição: por isso a Sociedade Humana tem História. O Homem é igualmente “Cultural”. Tudo o que fazemos e não é apenas Biológico, é também Cultural. Comemos segundo uma culinária, temos modos de vestir ditados pela época e lugar. Não comemos apenas para sobreviver; não nos vestimos apenas como proteção; fazemos o que fazemos em função do meio cultural. Em Portugal não comemos ratos ou cães. Vestimos sem usar turbante, por exemplo. Um forte desejo sexual não justifica uma violação. Os sete saberes necessários: Capítulo I: As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Capítulo II: Os princípios do conhecimento pertinente; Capítulo III: Ensinar a condição humana; Capítulo IV: Ensinar a identidade terrena; Capítulo V: Enfrentar as incertezas; Capítulo VI: Ensinar a compreensão; Capítulo VII: A ética do género humano.

2. Anton Makarenko
Makarenko (1888–1939). A Pedagogia da vida do trabalho.
Considerando um dos maiores pedagogos soviéticos e um dos expoentes da história da educação socialista, criou, talvez, a mais elaborada e completa proposta educacional comprometida com a construção da sociedade socialista, dentre todas as produzidas pela tradição revolucionária.

3. Anísio Teixeira
Considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira (1900-1971) foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos. Como teórico da educação, Anísio não se preocupava em defender apenas suas ideias. Muitas delas eram inspiradas na filosofia de John Dewey (1852-1952), de quem foi aluno ao fazer um curso de pós-graduação nos Estados Unidos.
( 3 ) Objetivo de oferecer educação gratuita para todos.
( 3 ) Inventor da escola pública no Brasil.
( 1 ) Estudar o próprio conhecimento, a pertinência dos conteúdos, o estudo da condição humana, ensinar a identidade terrena, enfrentar as incertezas, o aprendizado da compreensão e a ética global, são saberes imprescindíveis ao cidadão do século XXI.
( 2 ) Idealizador do modelo de escola baseado na vida em grupo, na autogestão, no trabalho e na disciplina.
( 2 ) Objetivos da educação: proteger a infância, valorizar a disciplina, envolver a família.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 1, 1, 2, 3, 2
b) 3, 3, 1, 2, 2
c) 2, 3, 2, 3, 1
d) 3, 3, 1, 1, 2
e) 2, 3, 2, 1, 3

36. De acordo com Nilma Lino Gomes a diversidade pode ser entendida como construção histórica, cultural e social das diferenças, que ultrapassam as características observáveis a olho nu. Há uma estreita relação entre o olhar e o trato pedagógico da diversidade e a concepção de educação enquanto práticas educativas. Gomes, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Organização do documento: Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
Analise as afirmativas abaixo.
I. O discurso, a compreensão e o trato pedagógico da diversidade vão muito além da visão romântica do elogio à diferença.
“O discurso, a compreensão e o trato pedagógico da diversidade vão muito além da visão romântica do elogio à diferença ou da visão negativa que advoga que ao falarmos sobre a diversidade corremos o risco de discriminar os ditos diferentes.” p. 19
II. A diversidade cultural varia de contexto para contexto, depende do lugar ocupado pelo sujeito ou grupo na sociedade e da relação que mantêm entre si e o com os outros.
“A diversidade cultural varia de contexto para contexto. Nem sempre aquilo que julgamos como diferença social, histórica e culturalmente construída recebe a mesma interpretação nas diferentes sociedades.” P. 22
III. Falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se e excluir das práticas escolares saberes democráticos e igualitários. ERRADA!      
“Falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se contra processos de colonização e dominação. É perceber como, nesses contextos, algumas diferenças foram naturalizadas e inferiorizadas sendo, portanto, tratadas de forma desigual e discriminatória.” P. 25
IV. As práticas significativas de educação se propõe a desconstruir o imaginário negativo sobre as diferenças construído no contexto das desigualdades sociais e das práticas discriminatórias.
“As práticas significativas de educação inclusiva se propõem a desconstruir o imaginário negativo sobre as diferenças, construído no contexto das desigualdades sociais, das práticas discriminatórias e da lenta implementação da igualdade de oportunidades em nossa sociedade.” P. 34
Quais estão corretas?
a) Apenas I e III.
b) Apenas II e IV.
c) Apenas II, III e IV.
d) Apenas I, II e IV.
e) Nenhuma das alternativas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
41. Analise o trecho a seguir, do texto de Maria Luiza Moreira, (p. 156) no livro: “Ciclos na escola, tempos na vida: criando possibilidades”, “Diz-se que os alunos estão chegando cada vez “com menos”. [...] Nossas palavras nos traem. Permanecemos atrelados à imagem do sujeito passivo que vai recebendo e guardando nos seu tesouro de sabedoria os conteúdos da sua educação.”
Nesta afirmativa, a autora apresenta a concepção de conhecimento como (…):
a) permanente
b) ativo
c) processo
d) acúmulo – pq a autora trata de acumulo de conhecimento num sentido diverso dos contextos de aprendizagens neste trecho do livro, fazendo uma critica a ideia de que somos depósitos de aprendizagens, e não concepções diversas postas em relação a nossa vivência em grupo.
e) plural

42. Conforme diz Luiz Carlos de Freitas, sobre A lógica da Escola: “(…) se submetermos os diferentes ________ dos alunos a um único _______ de aprendizagem, produziremos a ____________ dos desempenhos dos alunos. (...)Caso se queira unificar _________(nível elevado de domínio para todos), há que se diversificar o tempo de aprendizagem. Para tal, é preciso permitir que cada um ________ a seu ritmo usando todo tempo que lhe seja necessário.” (p. 19-20) FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, Seriação e Avaliação: Confronto de lógicas. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
A sequência correta de palavras para preenchimento das lacunas é:
a)   ritmos, tempo, diferenciação, desempenhos, avance.
(...) se submetermos os diferentes ritmos dos alunos a um único tempo de aprendizagem, produziremos a diferenciação dos desempenhos dos alunos. Cada um caminhará a seu ritmo dentro de um mesmo tempo único – logo, uns dominam tudo e outros, menos. Caso se queira unificar desempenhos (nível elevado de domínio para todos), há que se diversificar o tempo de aprendizagem. Para tal, é preciso permitir que cada um avance a seu ritmo usando todo tempo que lhe seja necessário. (FREITAS, 2003, p. 19)
b) ritmos, modelo, diferenciação, médias, trabalhe.
c) saberes, modelo, superação, aprendizagem, diminua.
d) tipos, vínculo, correção, pedagogias, corra.
e) conflitos, tempo, massificação, saberes, mais.

43. Os estudos de neurociências têm contribuído significativamente com a qualificação da ação docente, no entendimento de como funciona o cérebro humano e sua plasticidade. Considerando esses estudos, analise as assertivas abaixo.
I. O desenvolvimento do cérebro é biológico e cultural.
II. Ler e escrever requerem adaptações no funcionamento cerebral, uma vez que não há, na genética da espécie, uma área designada para a leitura ou para a escrita.
III. A escola é uma invenção da cultura (criação cultural), assim como os conhecimentos que ela deve universalizar para as novas gerações são, todos, produtos da cultura.
IV. Como o desenvolvimento do ser humano é biológico e cultural (conforme as pesquisas sobre o cérebro já demonstraram), a vivência na escola se configura como um componente inegável do desenvolvimento e formação do cérebro de cada pessoa.
“Uma das descobertas mais importantes da neurociência é a de que o cérebro apresenta grande plasticidade e que, devido a esta plasticidade, ele pode se organizar funcionalmente para atender a alguma adaptação necessária. Ler e escrever requerem adaptações no funcionamento cerebral, uma vez que não há, na genética da espécie, uma área designada para a leitura ou para a escrita. (Calvin 1996, Dehaene 2007, Lent 2010).
O desenvolvimento do cérebro é biológico e cultural: os contextos de vida da pessoa desempenham um papel fundamental, tanto para a organização, como para a e organização das redes neuronais. Partindo desta constatação da neurociência, temos duas premissas a considerar na educação escolar: primeiramente que a escola é um dos contextos de desenvolvimento da espécie humana, contexto no qual a dimensão cultural está fortemente presente. A escola é uma invenção da cultura (criação cultural), assim como os conhecimentos que ela deve universalizar para as novas gerações são, todos, produtos da cultura.
A segunda premissa é que, como o desenvolvimento do ser humano é biológico e cultural (conforme as pesquisas sobre o cérebro já demonstraram), a vivência na escola se configura como um componente inegável do desenvolvimento e formação do cérebro de cada pessoa.”
Escrita Para Todos – a aplicação da neurociência na docência e na aprendizagem - Elvira Souza Lima, cadernos do cepaos 1 - janeiro 2013.
Quais estão corretas?
a) Apenas II, III e IV.
b) Apenas I e II.
c) Apenas III e IV.
d) Todas as alternativas.
e) nenhuma das alternativas.

44. O ambiente pode, muitas vezes, mesmo que indiretamente, facilitar o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático, segundo Constance Kamii em seu livro A criança e o número. Estão entre os princípios de ensino deste conhecimento:
I. A criação de todos os tipos de relações.
II. A quantificação de objetos.
III. A interação social com colegas e os professores.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I, II e III.
O lógico-matemático: a origem deste conhecimento é interna ao indivíduo; define-se como a coordenação das relações, onde a criança consegue ver que há mais elementos num todo do que nas partes; desenvolvendo na criança habilidades mentais como: noções de igualdade, comparação, quantidade e classificação. Permitindo que a criança progrida em seu desenvolvimento de raciocínio construindo individualmente a noção de número. A interação com os colegas e com o professor faz toda a diferença, acertando ou errando vão desenvolvendo a sua autonomia intelectual.
d) Apenas II e III.
e) Apenas I e III.

45. Analise a alternativa abaixo, considerando a proposta de organização dos espaços de Laboratório de Aprendizagem.
Os Laboratórios de Aprendizagem são espaços que privilegiam o ______ de cada aluno e mobilizam os melhores ________ para sua forma de _______. O professor é alguém interessado no ritmo ___________ de aprendizagem dos __________ e não tem expectativas __________ em relação a todos eles.
A sequência correta de palavras para preenchimento das lacunas é:
a) saber – ensinamentos – pensar – acelerado – alunos – homogêneas
b) conhecimento – professores – ensinar – acelerado – alunos – heterogêneas
c) ritmo – professores – ensinar – qualificado – alunos – homogêneas
d) saber – ensinamentos – pensar – lento – alunos – heterogêneas
e) ritmo – recursos – aprender – diversificado – alunos – homogêneas
[...] são espaços que privilegiam o ritmo de cada aluno e mobilizam os melhores recursos para sua forma de aprender. O professor de LA é um professor que não tem pressa; está interessado no ritmo diversificado de aprendizagem dos alunos e não tem expectativas homogêneas em relação a todos eles. (DORNELES, Beatriz Vargas. Laboratórios de Aprendizagem: Funções, limites e possibilidades. IN: Ciclo da Escola: criando possibilidades. Jaqueline Mool (org.). Porto Alegre: ArtMed, 2004. p. 212-213)

47. Práticas de ensino de escrita que ajudam o aluno a perceber a relação dos fonemas com os grafemas que os representam, colaboram no desenvolvimento da:
a) ortografia
b) produção de textos
c) leitura
d) consciência fonêmica
e) avaliação
A consciência fonêmica é a habilidade de ouvir, identificar e manipular individualmente os menores sons da fala, isso é, os fonemas. Antes das crianças começarem a ler, elas precisam se tornar conscientes de que letras representam os sons da fala. Diversos estudos brasileiros e estrangeiros, na área de Psicologia Cognitiva da Leitura, têm demonstrado que a consciência fonêmica é uma habilidade essencial e que facilita a aprendizagem da linguagem escrita.

49. Magda Soares, ao destacar a importância de contextualizar as influências sobre a construção do conceito complexo alfabetismo, traz como fatores importantes:
a) alfabetismo diz da condição de saber ler e decodificar.
b) alfabetismo é ter as habilidades de escrita e leitura.
c) alfabetismo é decodificar palavras escritas.
d) alfabetismo engloba conhecimento, habilidades, técnicas, valores, usos sociais, funções e varia histórica e espacialmente.
e) alfabetismo é saber escrever, pois as habilidades de leitura e escrita são radicalmente diferentes.
Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita – a alfabetização – e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita – o letramento. Não são processos independentes, mas  interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema–grafema, isto é, em dependência da alfabetização.
Em síntese, o que se propõe é, em primeiro lugar, a necessidade de reconhecimento da especificidade da alfabetização, entendida como processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico; em segundo lugar, e como decorrência, a importância de que a alfabetização se desenvolva num contexto de letramento – entendido este, no que se refere à etapa inicial da aprendizagem da escrita, como a participação em eventos variados de leitura e de escrita, e o consequente desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes positivas em relação a essas práticas; em terceiro lugar, o reconhecimento de que tanto a alfabetização quanto o letramento têm diferentes dimensões, ou facetas, a natureza de cada uma delas demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático – particularmente a alfabetização, em suas diferentes facetas – outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações das crianças; em quarto lugar, a necessidade de rever e reformular a formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, de modo a torná-los capazes de enfrentar o grave e reiterado fracasso escolar na aprendizagem inicial da língua escrita nas escolas brasileiras. (Letramento e alfabetização: as muitas facetas* - Magda Soares)

50. Relacione os níveis de escrita à descrição das habilidades que representam, conforme Emília Ferreiro e Ana Teberosky:
Por acreditarem que a criança busca a aprendizagem na medida em que constrói o raciocínio lógico e que o processo evolutivo de aprender a ler e escrever passa por níveis de conceitualização que revelam as hipóteses a que chegou a criança, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky definiram , em seu Psicogêne da Língua Escrita, cinco níveis:
Nível 1 – Pré-silábico ou Hipótese Pré-Silábica;
Nível 2 – Silábico restrito ou Intermediário I;
Nível 3 – Silábico evoluído ou Hipótese Silábica;
Nível 4 – Alfabético ou Hipótese Silábico-Alfabética ou Intermediário II;
Nível 5 – Ortográfico ou Hipótese Alfabética.
( 1 ) Escrever é reproduzir traços típicos da escrita.
“A escrita não apresenta nenhum tipo de correspondência entre grafias e sons. Escrever é reproduzir traços típicos da escrita, variando os caracteres à vontade”
( 3 ) Tentativa de dar valor sonoro a cada uma das letras da escrita.
“As letras começam a adquirir valores sonoros estáveis. A criança usa letras semelhantes para representar a parte sonora de cada sílaba, ou seja, para cada sílaba, o educando usa uma sílaba.”
( 4 ) Passagem da hipótese silábica para alfabética.
“Nesta fase, que corresponde a transição do nível silábico para o alfabético, a criança começa a abandonar a hipótese silábica da escrita e construir novos esquemas, iniciando a análise alfabética.”
( 5 ) Escrita alfabética.
“Nesta fase, o educando já se preocupa em escrever com a ortografia correta – relação grafema-fonema.”
( 2 ) Para poder ler coisas diferentes, deve haver diferenças objetivas nas escritas.
“Escrita em que cada emissão sonora (sílaba) é representada por uma letra, podendo ser usada qualquer letra para qualquer sílaba”
A sequência correta é:
a) 1, 3, 4, 5, 2
b) 2, 4, 3, 5, 1
c) 1, 2, 3, 4, 5
d) 1, 2, 4, 5, 3
e) 2, 1, 4, 5, 3

56. Conforme as orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade no ensino fundamental de nove anos é importante que o currículo escolar contemple o estudo articulado entre as áreas de conhecimento:
a) da escrita e o número.
b) das expressões culturais, linguísticas e de gênero.
c) infantis, tais como: jogos e brincadeiras.
d) que priorizem a aquisição da leitura e da escrita com atividades diárias e sistematizadas nos cadernos.
e) das Ciências Sociais, das Ciências Naturais, das Noções Lógico-Matemáticas e das Linguagens. – Material: ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS DE IDADE – Texto de Patrícia Corsino – PNBE/MEC

57. A Educação Integral é fruto de debates entre o poder público, a comunidade escolar e a sociedade civil. Educação como formação integral implica compreender e significar o processo educativo, como condição para a ampliação do desenvolvimento humano. Nesta perspectiva, é correto dizer que o currículo da Educação Integral quer contemplar:
a) a inclusão de práticas, habilidades, costumes, crenças e valores que estão na base da vida cotidiana e que, articulados ao saber acadêmico, constituem o currículo necessário à vida em sociedade. Vide: Série Mais Educação Educação Integral - Secad/MEC, 2009.
b) no currículo dos anos iniciais é o importante é a instrução de normas e bons costumes.
c) o saber acadêmico tem maior valor e espaço nos planejamentos.
d) a diversidade nas línguas estrangeiras, ampliando o vocabulário do aluno.
e) a vida cotidiana, dentro do espaço formal da escola valoriza-se os saberes construídos socialmente e acumulados pela humanidade.

58. Em relação a organização do trabalho pedagógico é INCORRETO afirmar:
a) Deve ser pensada em função do que as crianças sabem dos seus universos de conhecimentos e conteúdos que os professores consideram importantes que os alunos aprendam.
b) Os livros didáticos são materiais que auxiliam o trabalho do professor e direcionam o estabelecimento das rotinas de atividades escolares.
c) Definidos os objetivos a serem alcançados no ano ou no ciclo escolar, são estabelecidas rotinas de atividades a serem realizadas, definindo-se os materiais necessários e atitudes a serem desenvolvidas o bom andamento do processo ensinoaprendizagem.
d) As ações desenvolvidas na Educação Infantil, com ênfase na oralidade e atividades interativas e lúdicas são um bom caminho para orientar o processo ensino-aprendizagem ao longo do ensino fundamental.
e) A organização discursiva é uma das marcas que caracteriza o modo de lidar com os conteúdos, conhecimentos, tempos e espaços que organizam a escola.

59. Estudos recentes sobre a plasticidade cerebral nos apontam para a possibilidade de aproveitamento de uma habilidade em diferentes situações de aprendizagem. Isto é, áreas desenvolvidas por meio de um tipo de atividade podem ser “aproveitadas” para aprender outros conhecimentos. Aplicando o conceito de plasticidade nas atividades pedagógicas, é correto propor:
I. A utilização de blocos lógicos proporciona aprendizagens de: cor, forma, tamanho, espessura, bem como, seriação, classificação e inclusão.
II. Atividades de ritmo proporcionadas pela música são aproveitadas no ato de leitura da escrita ou a de divisão do tempo na aprendizagem de matemática.
III. A reescrita de textos, para desenvolvimento da produção textual e ampliação do vocabulário, colaborando na habilidade de realizar análise e síntese.
Quais estão corretas?
a) Apenas I e III.
b) Apenas II e III.
c) Apenas III.
d) Todas as alternativas.
e) Nenhuma das alternativas.

61. Na perspectiva da Educação Integral, podemos afirmar que:
a) Proporciona experiências aos alunos, fora do seu espaço formal, desvinculadas dos projetos institucionais, elaboradas pela comunidade escolar.
b) A ampliação da jornada educacional contribui para novas organizações curriculares, nas quais a ação educativa tem como meta compreender e modificar situações concretas do mundo.
c) Com a ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, há a divisão dos turnos, onde em um deles não há compromisso educativo e no outro turno, o ensino regular.
d) A jornada de trabalho dos professores na perspectiva da Educação Integral requer, apenas, a ampliação de sua carga horária com a inclusão de períodos de descanso e estudo.
e) Replica o mesmo da prática escolar, amplia tempos, espaços e conteúdos, rompendo com a prática assistencialista da educação brasileira.

65. A organização dos tempos e espaços e do trabalho nos sistemas escolares vai se pautando pelo respeito à especificidade de cada tempo de vida, assumidos como tempos de formação, socialização, aprendizagens.
Nesta perspectiva, podemos afirmar que:
a) Muitas redes e escolas têm reorganizado os tempos, os espaços, trabalho e seus currículos na lógica do respeito às especificidades de cada tempo de vida: formas diversificadas de organização escolar que interrogam as lógicas em que os conteúdos são selecionados, organizados e transmitidos.
b) Um bom caminho para repensar as propostas curriculares para infância é ter como foco os conteúdos da ação educativa.
c) Não se pode negar a importância de cada tempo da vida tão pouco do conhecimento escolar, mas ter como foco, prioritariamente, os conteúdos do processo educativo.
d) As concepções de tempos de aprendizagens, a lógica de organização dos conteúdos deve estar fundamentada na progressão contínua linear dos conteúdos e competências a serem transmitidos a cada período letivo.
e) As ciências podem nos ajudar a entender como em cada tempo de vida acontece a socialização, as capacidades de aprender a cultura e os significados do mundo; como se dá o aprendizado das múltiplas
linguagens e símbolos. Assim, a organização curricular priorizará a seleção de conteúdos, observando a hierarquia dos mesmos.

 Encontrei na web:
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA – Educação Infantil e Séries Iniciais | Prof. Pólux Martins
A prova de Língua Portuguesa do concurso para Professor Municipal de Porto Alegre apresentou nível médio de dificuldade, tendo sido bem distribuída nos diferentes tópicos. Há somente uma questão cujo gabarito deverá ser alterado, por meio da proposta de recurso que transcrevo abaixo:

RECURSO CONTRA O GABARITO DA QUESTÃO 6

O gabarito preliminar oficial da prova de Língua Portuguesa apontou a alternativa D como correta, ou seja, estariam corretas as afirmativas I e II.

A afirmativa II está efetivamente correta. No entanto, a I está em desacordo com a gramática da Língua Portuguesa:

I. A ocorrência da vírgula na linha 05 deve-se à separação de orações coordenadas.

A frase da linha 5 é a seguinte:

Apesar de ser um tema um tanto controverso, os especialistas não têm dúvida de que o (…)

Nota-se, claramente, que a vírgula da linha 05 separa uma oração subordinada adverbial concessiva, iniciada pelo nexo “apesar de”, e não uma oração coordenada. Sendo assim, a afirmativa I está errada.

Requer, portanto, alteração no gabarito da questão 6 para a letra B.

***

PROVA DE DIREITO e LEGISLAÇÃO – Educação Infantil e Séries Iniciais | Prof. Giorgio Forgiarini

QUESTÃO 14.

O presente recurso diz respeito à questão de n. 14, a qual merece anulação, posto exigir conhecimento a respeito de conteúdo não expressa e taxativamente solicitado no edital de abertura do certame.

A questão recorrida, cujo gabarito oficial atribui a assertiva “c” como a correta, veio assim redigida:

14. Assinale a alternativa correta, nos termos da Lei Orgânica do Município de Porto Alegre:

a) Os ocupantes de cargos eletivos, Secretários, Presidentes e Diretores de autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista apresentarão declaração de bens apenas no dia da sua posse.

b) A administração municipal deverá publicar antecipadamente, por edital, no prazo mínimo de cinco dias, os processos licitatórios de concessão de serviços públicos, locações, permissões e cessão de uso de próprios municipais.

c) Ao Município compete, privativamente, licenciar para funcionamento os estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços e similares, mediante expedição de alvará de localização.

d) As ações e serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao Município sua normatização e controle, devendo a execução ser feita, preferencialmente, através de serviços de terceiros e, suplementarmente, através de serviços públicos.

e) Ao Município, na forma da lei, compete supletivamente estabelecer condições que estimulem a doação de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, permitida sua comercialização.

Ocorre, todavia, que para que o candidato pudesse fazer uma análise acerca das assertivas “d” e “e”, precisaria ter conhecimentos acerca do disposto nos art. 160 e 168 da Lei Orgânica Municipal, dispositivos os quais não constavam no rol taxativos de dispositivos previstos pelo edital de abertura do concurso.

Referidos dispositivos vêm assim redigidos:

Art. 160 – As ações e serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao Município sua normatização e controle, devendo a execução ser feita, preferencialmente, através de serviços públicos e, suplementarmente, através de serviços de terceiros.

Art. 168 – Ao Município, na forma da lei, compete supletivamente estabelecer condições que estimulem a doação de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, vedada sua comercialização.

Todavia, como se analisa do edital de abertura do concurso, foram taxativamente mencionados apenas os arts. 1º a 10; 17 a 29 e 30 a 49, da Lei Orgânica Municipal, restando excluídos os dispositivos acima transcritos. Neste sentido, segue trecho do edital de abertura do concurso:

2. LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE

Dos princípios gerais da organização municipal (arts. 1º a 10);Da Administração Pública (arts. 17 a 29); Dos servidores municipais (arts. 30 a 49);

Verifica-se, pois que a exigência de conhecimento quanto a conteúdos não expressamente solicitados no edital, infringe regulamento do concurso, razão pela qual deve ser anulada.

Diante do exposto, REQUER:

A anulação da questão ora recorrida, eis que exige conhecimentos não condizentes com o solicitado no edital, restando, pois, eivada de vício de legalidade.

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PROVA DE LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS e CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Educação Infantil | Prof. Omar Martins

1. A prova de Legislação Específica para Educação Infantil apresentou grau mediano de exigência, tendo sido abordado os aspectos mais elementares acerca dos documentos legislativos mencionados no programa de concurso público. Não há questões que possibilitem recursos.

2. A prova de Conhecimentos Pedagógicos foi bastante básica se comparada com o grau de exigência dos livros indicados no programa de concurso. Em nossas aulas, apostilas e questões simuladas, abordamos todos os aspectos citados. Não há questões que possibilitem recursos.

3. A prova de Conhecimentos Específicos estava acessível embora a repetição da tipologia V/F tenham a deixado mais cansativa se comparada com as demais. O foco da prova foi na atenção do candidato ao cargo de Professor aos elementos constitutivos da sua prática educativa em detrimento do enfoque teórico. Não há – salvo melhor juízo – questões que possibiltem recursos.

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PROVA DE LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS e CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Séries Iniciais | Prof. Omar Martins

1. A prova de Legislação Específica para Séries Iniciais foi acessível porém muito cansativa com diversos itens a analisar por questão. Tendo a banca anulado corretamente a questão 25, não há mais questões que possibilitem recursos.

2. Tendo a banca anulado preventivamente a questão 39 da prova de Conhecimentos Pedagógicos não vejo questões que possibilitem recursos.

3. A prova de Conhecimentos Específicos apresentou questões confusas quanto à sua elaboração. Cito, em especial a questão 41. Apesar de apresentar um conteúdo acessível, a redação confusa atrapalha – via de regra – os candidatos mais bem preparados. Mesmo apresentando assimetria em relação aos conteúdos exigidos, não há – salvo melhor juízo – questões que possibiltem recursos.

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