Por que ler e oferecer histórias que falem das culturas africanas e com protagonistas negros?
Será que para uma criança faz alguma diferença o contato com livros que contem histórias das culturas africanas e ou que possuam personagens negros com imagens positivas? Será que tais livros podem influenciar na sua maneira de ser e de se ver como negro?
A LDB (Lei de
Diretrizes e Bases) alterada pela lei 10.639/2003 legitima o direito de
conhecer a história do negro para além da escravidão e aponta a
literatura como um dos caminhos para que se trabalhe o tema.
Minha pesquisa de mestrado e a experiência com turmas em escolas têm mostrado que faz muita diferença para a criança negra ou não negra ter contato com histórias nas quais os negros não sejam retratados como infelizes, sofredores, pobres coitados vítimas de maus tratos.
O contato com
histórias nas quais o negro tenha vida, sejam seres históricos sociais
têm apontado resultados positivos na (re)contrução da autoestima de
crianças negras e na maneira como as crianças não negras se relacionam
com as crianças negras.
É importante ressaltar
que tais histórias não devem aparecer na sala de aula apenas em maio,
quando se fala da abolição da escravatura e/ou em novembro quando se
fala da Consciência Negra. Estas histórias precisam estar presentes
todos os dias como qualquer outra história. Não se trata de substituir
uma por outra, mas sim de incluir.
Muitos livros que
contam histórias de culturas africanas e ou com protagonistas negros(as)
estão sendo publicadas, mas ainda não são muito fáceis de serem
encontradas.
Neste espaço, quero
poder compartilhar alguns livros que já tive a oportunidade de ler para
turmas em escolas e ou disponibilizar para que as crianças lessem.
Objetivo também trazer algumas considerações sobre várias publicações.
http://literaturainfantilafrobrasil.blogspot.com.br/search?updated-max=2010-01-14T22:17:00-02:00&max-results=50
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